segunda-feira, 30 de maio de 2011

DOCUMENTO FINAL DO Iº FÓRUM INTER-DIOCESANO DOS JOVENS CATÓLICOS GUINEENSES

Em vista da preparação da Jornada Inter-diocesana da Juventude Católica Guineense, Bissau-2011 e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Madrid 2011, realizou-se em Bafatá nos dias 06-08 de Maio de 2011, o 1º Fórum Inter-diocesano dos Jovens Católicos Guineenses, sob o lema:Firmes na Fé em Cristo”, combatemos a pobreza, promovendo a reconciliação, a justiça e a paz.

Este Fórum contou com a participação de jovens vindos de todas as paróquias das duas Dioceses da Guiné-Bissau, e fixou 03 (três) objetivos principais

  1.  Sensibilizar os jovens para que possam tomar parte activa e consciente na preparação, realização e implementação das recomendações que sairão tanto da Jornada Inter-diocesana da Juventude Católica Guineense como da Jornada Mundial da Juventude - Madrid 2011;                                                                                                 
  2. Apelar ao Estado, à Igreja e aos jovens, a assumirem as suas responsabilidades, para se chegar a um desenvolvimento humano sustentável;                                                                                     
  3. Fazer recomendações úteis, que ajudam a pôr em prática  as políticas e as pastorais da reconciliação, da justiça, da paz e do  desenvolvimento humano sustentável de que o país precisa;

 Dado o contexto sócio político, económico e religioso pernicioso, em que muitas vezes é dificil encontrar o crescimento físico e moral, a reconciliação, a justiça e paz duradoura, assim como a razão para ter esperança e perspectivas para o futuro, nós, jovens católicos guineenses, recomendamos:

*      Ao estado no sentido de:
-          Valorizar o Diálogo franco e permanente entre órgãos de soberania
-          Investir e priorizar o sector do ensino e da agricultura
-          Implementar  a descentralização de serviços públicos (autarquias) e postos de trabalho
-          Fazer contenção de despesas públicas. 
-          Evitar acordos que possam comprometer o desenvolvimento do país
-          Respeitar  a independência do poder judicial
-          Fazer com que a  justiça seja acessível e credível
-          Promover concursos publicos para acabar com o nepotismo
-          Fazer reformas administrativas profundas e justas
-          Incentivar a transmissão dos programas educativos nos orgãos de comunicação social do país
-          Aprovar lei contra práticas nefastas
-          Reforçar a política de combate ao tráfico de drogas e de seres humanos, à impunidade e à corrupção.

*      À Igreja no sentido de:
-          promover pastoral de conjunto (maior colaboração entre Dioceses, congregações, institutos, paróquias, grupos e movimentos de apostolado)
-          Construir  mais escolas comunitárias e de auto-gestão
-          Apoiar a formação técnica e profissional
-          Consciencializar os fiéis para a vivência dos valores do Evangelho
-          Abrir (em cada uma das dioceses)  um consultório jurídico  para esclarecimento e acompanhamento das pessoas
-          Investir na formação dos catequistas
-          Destacar um padre para coordenar a pastoral juvenil a nível nacional

*      Aos jovens no sentido de:
-          Gerir bem o tempo livre, evitando discussões inúteis e ofensivas nas “bankadas”
-          Criar actividades geradoras de rendimentos (empreenditorismo juvenil)
-          Cultivar o espírito de pertença à Igreja como consequência do seu Baptismo
-          Respeitar e promover o bem comum
-          Ser testemunhas autênticas dos valores evangélicos nas suas formações políticas e nos seus postos de trabalho
-          Evitar despesas demasiadas (Missa de Alma, Sacramentos, promessas, Toca choro, etc)
-          Valorizar as oportunidades de formação no país
-          Conhecer e valorizar a cultura do país
-          Ter coragem de assumir o matrimónio, como base para formarem família
-           Promover maior colaboração entre grupos e movimentos juvenis
          
 Conclusão

No sentido de contribuir para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, e demonstrar que estamos disponíveis a trabalhar pelo mesmo, nós jovens católicos guineenses, finalizamos este documento, esperando a vossa atenção às nossas recomendações para que juntos possamos, firmes na Fé em Cristo, combater a pobreza, e promover a reconciliação, a justiça e a paz em nosso amado país.



Feito em Bafatá, aos o8 dias de Maio de 2011

                       
Jovens Católicos da Guiné Bissau

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Africa franciscana envia um missionario para ... a Guiné!



A pedido do nosso custodio, fr. Victor Quematcha, a Província franciscana do Congo Democrático enviou-nos neste mês um missionário congolês. Trata-se do fr. Etienne Ntambwe (=leão), 40 anos de idade, à sua primeira experiência fora da sua terra. Veio para trabalhar connosco, mas o seu destino não está ainda precisado. Deve ainda estudar o português em Portugal. Desde
já os nossos parabens e votos de bom trabalho.
Que le Seigneur te bénisse, fr. Etienne!!



O fr. Etienne em visita à fraternidade de Bra

domingo, 22 de maio de 2011

Concluiu-se a IV Jornada Inter-diocesana da Juventude Catolica

Depois de três dias muito intensos, concluiu-se hoje com a s. Missa, presidida pelo neo-eleito bispo D. José Lampra Cá e concelebrada por 17 padres das duas dioceses, a IV Jornada Inter-diocesana da Juventude Católica Guineense. Foi um êxito. Muita emoção, entusiasmo e alegria transbordantes, o desejo de viver e comunicar a própria fé com mais coragem e intensidade: eis alguns frutos desta IV Jornada, que viu a participação de cerca de 4.000 jovens das duas dioceses (Bissau e Bafatá). Um acontecimento marcante para a Igreja da Guiné-Bissau.  

O estádio 24 de Setembro, palco do acontecimento, no inicio do segundo dia
A IV Jornada foi preparada com muita antecedência. No final do ano passado, houve uma vasta consulta de todos os jovens católicos da Guiné sobre alguns temas sensíveis: a pobreza, a reconciliação, a justiça e a paz. Foram publicados o “Lineamenta”, a seguir o “Instrumento de trabalho” e finalmente o “Documento final”, lido e aprovado hoje (uma copia deste último documento foi entregue, ontem, durante uma marcha pacifica, ao Presidente da Republica e ao Primeiro Ministro). Na intenção dos organizadores, esta consulta devia servir para convidar os jovens guineenses a “incitar o Estado, as autoridades eclesiais e vós mesmos a lançarem um olhar de fé lúcida sobre a situação da pobreza, da reconciliação, da justiça e da paz no mundo e na Guiné-Bissau em particular, a fim de apreciar e discernir as suas sombras e luzes para que cada um assuma a sua responsabilidade, para se chegar a um desenvolvimento humano durável”. 

Entronização da Palavra de Deus
A Guiné, pais de paz e fraternidade

P. Lucio Brentegani, coordenador da Comissão Diocesana da Juventude de Bafata

O neo-eleito bispo D. José Lampra Ca presidiu a celebração eucarística da conclusão da Jornada


sexta-feira, 20 de maio de 2011

O grupo artístico IRIS


Ainda são pouco conhecidos, mas já gozam de vasta popularidade. Falo do “IRIS” (abreviatura de “arco-íris”), um grupo artístico que nasceu no seio da nossa paróquia de Brá. São todos jovens entre os 15 e 35 anos, quase todos cristãos (há também um jovem muçulmano), ligados pela paixão pela dança. Já têm participado a algumas manifestações importantes, como o Carnaval nacional 2010 e 2011. Hoje foram convidados a apresentar uma “peça teatral” sobre os direitos humanos no nosso liceu diocesano. O convite veio da comissão inter-diocesana Justiça, Paz, Direitos humanos e Desenvolvimento e serviu para introduzir o debate com os estudantes das 11ª e 12ª classes sobre o mesmo tema. O fr. Michael, franciscano, coordenador da mesma comissão, foi um dos animadores do evento que contou com a presença de alguns membros da comissão e com cerca de 150 estudantes do liceu. O debate foi muito rico e interessante. 


Fr. Michael fala aos estudantes do liceu
Outras escolas já querem convidar o grupo IRIS para apresentar o mesmo espectáculo. Força, grupo IRIS!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A diocese de Bissau tem novo bispo auxiliar


A notícia foi dada hoje, pelas 10h00 da manhã na cúria diocesana de Bissau. O papa Bento XVI nomeou um bispo auxiliar para a Diocese de Bissau: trata-se do p. José Lampra Cá, a partir de hoje D. José Lampra Cá, actual reitor do seminário menor diocesano e professor de filosofia no seminário maior diocesano. Foi o p. Francelino Nhaga, chanceler da diocese, que deu a notícia aos numerosos intervenientes (padres, irmãs, seminaristas e leigos da diocese) e à imprensa na “sala magna” da cúria diocesana. Os presentes acolheram a noticia com um longo aplauso de mais de 5 minutos.
O novo bispo nasceu em Quinhamel no dia 5 de Janeiro de 1964, foi ordenado sacerdote a 27 de Dezembro de 1997; é doutor em filosofia e actualmente titular da cadeira de filosofia no seminário maior diocesano. Ele irá coadjuvar o bispo D. José Câmnate na Bissign no governo da diocese de Bissau, eregida em 1977 e que conta com 95 249 católicos, portanto, 11,2% da população, distribuídos por 24 paróquias.