terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O Seminário Maior Interdiocesano comemora 10 anos de vida


O Seminário Maior interdiocesano “D. Settimio A. Ferrazzetta” de Bissau comemorou 10 anos de existência, nos passados dias 25 a 27 de Janeiro. Pela ocasião, foi organizado um ciclo de conferências sobre temas de grande actualidade: “Inculturação do Evangelho e evangelização da cultura” (P. Luís Miranda); “Diálogo interreligioso - Religiões Tradicionais Africanas e o Islão” (P. Luís Scantamburlo) e “Os membros da Igreja: Sacerdotes, Missionários, Pessoas Consagradas e Seminaristas” (P. Joao D. Vicente). O público, composto sobretudo de estudantes e professores,  acompanhou os três dias com vivo interesse e participação atenta. Agora fica-se à espera da publicação das actas desta primeira “Jornada Académica”. 



domingo, 22 de janeiro de 2012

Obrigado!

Passou na nossa comunidade um grupo de voluntários italianos, liderado pela infatigável Maria Grazia. Foi só um dia mas bastou para os conhecer e apreciar o seu engajamento pelas missões, em particular pela de Caboxanque, na qual estão a trabalhar. É um grupo simpático, jovem e dinâmico. Os seus nomes? Tomas, Cristina, Roberta, Andrea, Maurizio, Giuliano, Franca, Vera, Gabriele e Maria Grazia. A eles o nosso obrigado. Sentimos que a missão não é só nossa, é de todos, é a missão da Igreja. 



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Morreu hoje o Presidente Malam Bacai Sanhá


Depois de uma prolongada doença, o Chefe de Estado guineense, Malam Bacai Sanha, acabou por falecer esta segunda-feira, 9 de Janeiro, conforme o comunicado da Presidência da República.
Desde o seu internamento no hospital parisiense, Val-de-Grace, em 26 de Novembro de 2011, muitos rumores apontavam para a morte do Presidente, informação desmentida pelo seu gabinete.
Com a morte do Chefe de Estado, os guineenses, à luz da Constituição da República, serão chamados à urna, no prazo máximo de sessenta dias, a não ser que se chegue a acordo entre os actores políticos, sobre o qual se esperam muitas movimentações.

Malam Bacai Sanha nasceu a 5 de Maio de 1947, no sul da Guiné-Bissau, localidade de Dar Salam, povoação de Kam, região de Quinara, a sul do país. Era casado e pai de três filhos.
O antigo Presidente entrou pela fileira do PAIGC, em 1962, licenciou-se em Ciências Politicas, na antiga RDA (Alemanha), tendo desempenhado vários cargos nas estruturaras do PAIGC e do Estado, entre 1975 e 1994, nomeadamente o Governador da Região de Gabi, leste da Guiné, e Biombo, norte do país, ministro da Província Leste, Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), ministro da Informação e das Telecomunicações e ministro da Função Pública e do Trabalho.
Na sequência das primeiras eleições multipartidárias e democráticas, em 1994, foi eleito Presidente da Assembleia Nacional Popular, função que lhe valeu assumpção, por via constitucional, ao cargo de Presidente da República interino (1999-2000), em consequência do conflito político-militar de 1998. Em 2009, decorrente das Eleições Presidenciais antecipadas, Malam Bacai Sanha foi eleito Presidente da República para uma magistratura de cinco anos, que não conseguiu cumprir, em virtude da sua doença, acabando por falecer hoje, em Paris, capital francesa.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

S. Paulo começa a construção duma sala polivalente

A comunidade de S. Paulo, estando cansada de celebrar debaixo das árvores, decidiu começar a construção duma … sala polivalente. Na realidade, a comunidade está a precisar duma capela e não duma sala, mas por questões económicas (é mais fácil obter um financiamento para uma construção a fim social do que para um edifício religioso) foi decidido de construir uma sala polivalente (que funcionaria também como capela).
O grande impulsionador da iniciativa é o recém-eleito presidente da comunidade, Silvério dos Santos. 
O único problema é que … o dinheiro já acabou. Mas a confiança da comunidade na ajuda dos benfeitores é tão grande que não se pode não apoiá-los.  


domingo, 1 de janeiro de 2012

Iniciar o novo ano com "o pé direito"

A melhor maneira de iniciar o novo ano é … invocando a bênção de Deus sobre nós, as nossas famílias, as nossas comunidades. A comunidade cristã de Plack-1 juntou-se debaixo das árvores, desafiando o frio e o sono (alguns provavelmente nem viram a cama…), achando importante começar o novo ano com o pé direito.


Na homilia, apresentei resumidamente a Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial da Paz 2012.


Este ano o tema escolhido é: "Educar os jovens para a justiça e a paz". Tema de grande atualidade e urgencia para o nosso mundo, mas em particular para o continente africano, agitado por varios conflitos e guerras.



Depois disso, fui visitar a obra, quer dizer a nossa capela. Apesar de muitos obstáculos e dificuldades (roubos de material, pouca disponibilidade das pessoas para o trabalho), a construção está a avançar e já é possível imaginar como será o edifício concluído.