quarta-feira, 21 de março de 2012

Presidenziali: Gomes e Kumba Yala per il secondo turno

Saranno l’ex primo ministro Carlos Gomes Junior e il leader del partito di rinnovamento sociale, Kumba Yala, a contendersi la poltrona di presidente della Guinea Bissau. Lo ha annunciato la Commissione nazionale delle elezioni (Cne) pubblicando i risultati del primo turno delle presidenziali tenutesi domenica.
Secondo i dati diffusi oggi, Gomes – che è candidato del Partito per l’indipendenza della Guinea Bissau e di Capo Verde (Paigc), al potere fin dall’indipendenza dal Portogallo – ha ottenuto il 48,97% delle preferenze, seguito a distanza da Kumba Yala a cui è andato il 23,36% dei voti. In terza posizione si è piazzato il vice-presidente del parlamento, Manuel Serifo Nhamadjo (15,75%), e in quarta l’ex presidente di transizione Henrique Rosa (5,4%). Circa il 55% degli aventi diritto è andato alle urne.
Kumba Yala, Nhamadjo e Rosa – insieme ad altri due candidati minori – ieri avevano chiesto l’annullamento del voto per manifeste irregolarità a favore di Gomes. Una denuncia accompagnata da prove di violazioni non registrate invece dalle missioni di osservatori internazionali secondo cui le operazioni si erano svolte regolarmente.
I candidati hanno adesso 48 ore di tempo per presentare formali ricorsi, se i risultati di oggi saranno confermati si andrà al secondo turno: la data deve essere decisa anche se alcune fonti di stampa internazionale ipotizzano il 22 aprile.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Falecimento do Fr. Fernando do Carmo Ribeiro

O fr. Fernando do Carmo Ribeiro, franciscano OFM português, faleceu às 2h30 do dia 12 de Março de 2012 no hospital "Pulido Valente", em Lisboa. Foi enterrado no dia 13 de Março. Tinha 71 anos de idade.
Aqui quero apresentar um breve perfil da sua vida para o homenagear e agradecer ao Senhor o dom deste irmão tão talentoso, simples e simpático. O fr. Fernando nasceu em Moçambique em 1940. Entrou muito novo para o noviciado franciscano, fez a sua profissão solene a 11 de Outubro de 1962 e foi ordenado padre a 18 de Julho de 1965. Serviu primeiro a sua terra como coadjutor paroquial, diretor de escola e subdiretor da Radio "Pax". Em 1978 voltou para Portugal e aí ficou trabalhando ao serviço da Ordem e da Igreja local. Em 1990, não obstante a sua débil saúde (ele era diabético), decidiu regressar a África, precisamente para a Guiné-Bissau, onde chegou a 24 de Novembro de 1990. Na missão de Bula desde 14 de Fevereiro de 1992, foi superior e pároco, e ainda mestre dos estudantes professos e, depois, Presidente da Fundação Missionária Franciscana Portuguesa (1993-1999) e membro do conselho da Federação franciscana da África Ocidental. A falta de saúde obrigou-o a regressar a Portugal em 2003, onde integrou a fraternidade de S. José (Silva Carvalho), continuando a prestar valorosos serviços à Província, nomeadamente como definidor provincial (2004-2007). Nos últimos tempos a sua saúde piorou a tal ponto que foi internado na enfermaria provincial e, nos últimos dias, submetido a duas intervenções cirúrgicas no hospital Pulido Valente, onde acabou por falecer. 


O fr. Fernando (a esq.) e o fr. Renato visitando os frades estudantes da Guiné-Bissau na Costa de Marfim

Eleições presidenciais na Guiné-Bissau

Dizem, com razão, que os padres não devem entrar em política. É justo. Mas peço a liberdade de apresentar dois candidatos (sobre os nove que estão ainda na corrida) que, no meu parecer, merecem ser conhecidos pelo seu empenho moral e civil neste país. 
 Trata-se de Luís Nancassa, entre outras coisas nosso paroquiano e “franciscano no coração”, que se apresenta com poucas chances  de ganhar, mas que acredita na política como arte nobre e como um serviço aos irmãos. 
 

O outro é Henrique Rosa, mais conhecido porque exerceu interinamente o mandato de Presidente da República da Guiné-Bissau durante dois anos (2003-2005). É um cristão empenhado, que deu prova de saber dirigir o país em tempos calamitosos. Apresentando-se como “independente” - quer dizer não tendo o apoio de nenhum partido - tem uma tarefa mais difícil em relação aos outros candidatos. A todos dois os nossos votos de boa campanha.

segunda-feira, 12 de março de 2012

A JUFRA em plena expansão

No mundo franciscano guineense a JUFRA (= Juventude Franciscana) começa a ter nome e legitimidade. Trata-se de jovens, rapazes e raparigas, que sentem a vocação a viverem o Evangelho segundo a espiritualidade de S. Francisco. Na nossa paróquia já houve um primeiro grupo que, em Novembro de 2010, decidiu dar este passo em frente. 
Aquele primeiro grupo “contagiou” outros jovens, ao ponto que, ontem, um segundo grupo de 65 jovens (quase todos da paróquia) fez a sua “promessa de vida evangélica”. Foi uma cerimónia muito linda e comovedora. Via-se nos olhos deles uma grande alegria. Davam a impressão de jovens decididos e determinados, prontos a empenhar a sua vida pela fraternidade universal. Merecem o nosso encorajamento e a nossa oração. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

A escola "S. Clara": educar com amor

Nunca falei da nossa escola paroquial “S. Clara” até agora. Foi fundada em 2006 por um grupo de jovens da comunidade de Plack-1 (na paróquia de Brá), com poucos meios mas com muita coragem e entusiasmo. Hoje a escola começa a ser conhecida e apreciada. A prova mais evidente são os 315 alunos que se inscreveram este ano, distribuídos nos dois níveis: ensino básico primário e secundário (1° e 2° ciclo). Naturalmente estamos ainda no início, a escola pode crescer mais. Mas sabemos também que tudo o que é novo e vem para ficar precisa de tempo, paciência e perseverança. Iremos chegar a ser uma grande escola, que forma os futuros líderes do país.