segunda-feira, 28 de maio de 2012

Diretores das escolas católicas em reunião

Desde esta manhã os diretores das escolas católicas da Guiné-Bissau estão reunidos em Brá para o 2° Encontro Nacional das Escolas Católicas. Os participantes - cerca de cem pessoas entre diretores de escolas, parceiros e convidados - irão refletir sobre dois temas de grande atualidade: "Cidadania e direitos humanos" e "Perfil do professor da Escola Católica".
O primeiro tema, brilhantemente apresentado pelo Dr. Fafali Koudawo na manhã de hoje, serviu para fazer o ponto da situação atual sobre o ensino na Guiné-Bissau. O orador observou, entre outras coisas, que na Guiné "não há nenhum plano a médio ou longo prazo no setor do ensino", mas que tudo é deixado à espontaneidade pessoal. Além disso, o ensino "não é considerado uma missão, mas uma profissão qualquer, um ganha-pão".
O segundo tema vai ser apresentado pelo D. José Camnate na Bissign, bispo de Bissau, amanhã. Para além destas duas exposições haverá também trabalhos de grupo e intervenções da FEC (Fundação Fé e Cooperação) e da CIEE (Comissão Inter-diocesana de Educação e Ensino).

Visão geral da assembleia, com o p. Lidio Roman, coordenador da CIEE

A ir. Alice Malheiros, membro da CIEE, anima uma pausa

terça-feira, 22 de maio de 2012

Maio, tempo de nomeações

O nosso sector pastoral de Bissau conheceu algumas mudanças neste mês de Maio. Duas paróquias têm novos pastores: S. Francisco de Assis (Antula) onde foi nomeado pároco o p. Celso Corbioli (dos Oblatos de Maria Imaculada) e a paróquia de Nossa Senhora de Ajuda que tem um novo "administrador" na pessoa do sacerdote diocesano p. Keilandio Abdulai Jaquité. Este último foi também nomeado Vigário diocesano para a pastoral. Aos dois, os nossos parabéns e votos de bom trabalho.

As Irmãs Franciscanas abrem uma casa de noviciado em Brene

Depois de 26 anos de presença na Guiné-Bissau, as irmãs franciscanas de Cristo Rei decidiram abrir uma casa de noviciado em Brene, pequena "tabanca" nos arredores de Bissau, não muito longe do aeroporto. A inauguração da casa teve lugar no dia 22 de Maio, estando presente o bispo de Bissau, D. José Camnate, que presidiu a cerimónia.
As noviças ir. Cesária e ir. Eva


A nova casa fica a cerca de 7 km. da casa mãe das irmãs franciscanas, que se encontra em Brá. Nela passarão a morar as irmãs Alma Clara e Marisa (mestra das noviças) com as três noviças Eva, Sandis e Cesária.

Copo de água com o "regulo" de Bissalanca

O interior da capela com a ir. Alma Clara

sábado, 19 de maio de 2012

Chegaram as chuvas

Depois de cerca de sete meses de tempo seco, chegaram finalmente as chuvas. Pela alegria de muitos, sobretudo agricultores e crianças. Quem, pelo contrario, não gostou nada foram os nossos cristãos da comunidade de Plack-1, que descobriram - ao levantar do sol - que a capela tinha desmoronado. O primeiro a dar-me o aviso foi o Luís. "Frei, estamos mal. A nossa igreja caiu" disse-me no telefone, "e agora, o que vamos fazer?"




Não sei, vamos continuar a lutar, como sempre, confiando na ajuda de Deus e na generosidade de amigos e benfeitores.

A CARITAS abre as portas



A CARITAS Guiné-Bissau voltou a organizar mais este ano uma "JORNADA PORTAS ABERTAS". Foi no dia 16 de Maio e o acontecimento contou com a presença de um numeroso grupo de participantes vindos de todos os cantos da Guiné-Bissau. A televisão nacional também esteve presente e cobriu o evento.
Foi a ocasião para as nossas paróquias e missões apresentarem os seus produtos e iniciativas sócio-caritativas e a CARITAS para fazer-se conhecer um pouco mais através dos seus projetos: "Maternidade sem risco", "Feira das possibilidades", "SIDA-Service", "No kume sabi", etc. etc.
Interveio também a nossa ir. Valeria apresentando o projeto de assistência a doentes de tuberculose e SIDA no hospital de Cumura.
O fr. Michael e Filomena (Comissão Justiça e Paz) a dançar

A ir. Valeria apresenta o trabalho assistencial dos franciscanos em Cumura

P. Carlos (Farim) e um grupo de mulheres apresentam os seus produtos


O grupo IRIS
Foi, também este ano, um grande sucesso. Graças também aos artistas que animaram os momentos de intervalo: Grupo artístico  IRIS e grupo CATCHEU. Até ao próximo ano.

domingo, 13 de maio de 2012

Histórias de ordinário heroismo

Há pessoas que são absolutamente extraordinárias, fora de série. Falo de algumas mulheres de minha paróquia que conheci ultimamente e que me marcaram pelo seu comportamento heroico, a sua tenacidade.

Celeste Mané, por exemplo. No mês passado ela foi abandonada pelo seu companheiro e expulsa da sua casa. Chegou na nossa paroquia com a filha de três meses, pedindo ajuda. Fizemos-lhe um empréstimo através da Caritas paroquial. Perdeu todo o seu dinheiro num "toca-toca" (transporte público) por distração. Chegou aqui toda em lágrimas. Decidimos ajudá-la novamente. Agora ela já está a sentir-se melhor, tanto que hoje foi possível batizar a sua filha Eloisa. Mas ela estava triste porque nenhum familiar estava presente para a festa da filha.
Celeste, Eloisa e Maria Clara (a madrinha de batismo)


Ou Anacilia, 25 anos de idade, mãe de dois gémeos (Marisio e Marisa), nascidos a 1 de Março de 2011. Tendo sido abandonada pelo seu marido sob a pressão da família, mora atualmente num bairro periférico da paróquia com a sua mãe. Apesar de ser muito pobre e sem uma ocupação, está determinada a dar uma boa educação aos seus filhos.


O Senhor Papa aprova a Regra dos Frades Menores


 
Não, não estamos na basílica superior de S. Francisco em Assis, Itália (onde se encontra esta pintura), mas na nossa fraternidade de Brá e a pintura atrás de nós foi executada pela ir. Stefania e a sua equipa de jovens artistas de Cumura. Com esta pintura, teremos a possibilidade de relembrar continuamente aquele empenho que s. Francisco tomou diante da Igreja em nome de todos os franciscanos do mundo: viver a fraternidade e a pobreza evangélicas ao jeito de Jesus Cristo.

Obrigado, irmã, também em nome de todos os franciscanos da Guiné.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Frades reunidos em assembleia geral, em Canchungo

É quase uma tradição que o primeiro de maio, aproveitando do fato que é um feriado nacional, os franciscanos da Guiné organizem uma assembleia geral. Aquela de hoje foi a segunda deste ano e teve lugar em Canchungo. O tema de reflexão foi o "Moratorium" (palavra latina que significa "paragem",  "pausa de reflexão"). Refletimos sobre o nosso modo de presença como franciscanos e a qualidade do nosso testemunho de vida.
No curso da reunião ouvimos o testemunho de dois irmãos que celebravam, justamente hoje, 50 anos de profissão religiosa: fr. Ernesto Bicego e fr. Silvano de Cao. Estes dois frades narraram fatos e episódios da sua longa experiência missionaria (45 anos!) na Guiné-Bissau, agradecendo ao Senhor o dom da vocação religiosa e missionária.



Fr. Silvano, fr. Armando Cossa, fr. Ernesto