sábado, 30 de junho de 2012

Encerramento do ano pastoral em Brá

O sector pastoral de Bissau decidiu - através da sua comissão de adolescência e juventude -  celebrar o encerramento do ano pastoral 2011-2012 em Brá. Foi um dia de oração, com a S. Missa celebrada em louvor e agradecimento a Deus, e de "djumbai" (com muita música, danças e exibição de artistas da "nova geração"). As nove paróquias do nosso sector pastoral (oito em Bissau, mais Bubaque) responderam massivamente ao apelo dos organizadores e a festa foi mesmo bonita. As atividades, no entanto, não terminaram, porque um campo de formação está previsto no mês de agosto.




sexta-feira, 29 de junho de 2012

Jovens religiosos realizam longamente desejado passeio

Foi hoje, 29 de Junho, que finalmente os jovens religiosos guineenses em formação inicial conseguiram realizar o seu sonho: o passeio de fim-do-ano. Para dizer a verdade estavam previstos três dias, mas ... os muitos compromissos da comissão interdiocesana da Vida Consagrada e o calendário litúrgico, nem sempre favorável, nos obrigou a esta escolha dolorosa: um só dia.




O local foi Cussilinta, uma pequena localidade entre Xitole e Buba onde há um rio de água doce que corre tranquilo entre enormes pedras: um encanto. Foi um dia de grande alegria, são divertimento, autêntica fraternidade. O Senhor do universo ajudou também com o clima ténue e o calor suportável.




quinta-feira, 28 de junho de 2012

Diocese de Bissau faz balanço do ano

A nossa Diocese esteve reunida durante dois dias (27 e 28 de Junho) para avaliar o ano pastoral e traçar o caminho para o próximo ano. O primeiro dia foi dedicado ao estudo do documento de Bento XVI Porta fidei que - como se sabe - inaugura o "Ano da fé" para toda a Igreja católica (vai começar no próximo mês de Outubro). Foram lançadas várias propostas ao nível diocesano e paroquial no sentido de ajudar os nossos fiéis a bem viver este ano de graça para toda a Igreja.


O dia 28 serviu para fazer o balanço do ano pastoral findo, ao nível de sectores pastorais e de comissões diocesanas e inter-diocesanas e para projetar o futuro. Os dois dias de reunião culminaram com um almoço comunitário oferecido pela cúria diocesana.

domingo, 24 de junho de 2012

Festa de S. João Batista em Brá

Este ano a festa do nosso santo padroeiro foi celebrada com muita alegria, apesar da chuva que, sobretudo na parte da tarde, estava a cair com força. Mas os paroquianos desafiaram a chuva, não querendo perder uma festa tão bonita. O programa era muito rico e foi cumprido na integra.

Procissão religiosa com a imagem de s. João Batista

Peça teatral sobre a vida do santo (grupo dos Valentes)

Adolescentes e jovens interpretam a vida de S. João Batista

Começámos no dia sábado onde, como de costume, houve a procissão com a imagem do santo pela avenida principal que liga o aeroporto ao centro cidade. Aqui devemos dizer um grande obrigado à ir. Stefania que pintou a imagem de S. João Batista: é .... fantástica!
No dia seguinte, houve, a celebração eucarística no pátio da igreja paroquial, com a participação de fiéis de todas as nossas comunidades: S. Clara (Plack-1), S. Paulo, S. Agostinho (Hafia), S. Carlos Lwanga (Plack-2), a comunidade anglófona e naturalmente Brá. Foi o momento mais emocionante do dia. 



As raparigas na corrida de sacos

Logo depois do almoço comunitário, começaram os jogos recreativos (corridas de sacos, ovo na colher, corrida de velocidade, de resistência, encher garrafa). O pároco também, não obstante a sua idade, quis participar na corrida de resistência ficando sétimo (sobre sete concorrentes!). A tarde concluiu-se com um  espetáculo musical animado por diferentes artistas religiosos (Abi de Almeida, Mustafa) e da "Nova geração" (entre outros Rick Power). A sublinhar que o Mustafa, que é um cristão convertido, é membro da Igreja Evangélica. O grupo IRIS foi mais uma vez fantástico, alegrando a assistência com as suas danças e números acrobáticos.
A Noemia ganhou o 1° lugar no "limão na colher"

Entrada do grupo IRIS

O Mustafa da Igreja Evangélica

Dança dos Bijagós

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O jardim de "Cristo Rei" entrega os diplomas aos finalistas




Era a primeira vez que eu assistia a uma cerimónia desse tipo: a entrega dos "diplomas" aos finalistas do jardim de Cristo Rei, na paróquia de Brá. Como se sabe, as Irmãs Franciscanas abriram há cerca de quatro anos um "Jardim Cristo Rei" que é atualmente muito procurado. Hoje foi a recolha dos frutos para os que chegaram no fim do curso. Uma grande satisfação para a ir. Maria Bortolotto, atual diretora, e para as oito educadoras infantis do jardim.
As crianças do jardim se exibiram em várias modalidades: poesia, cânticos, danças, etc. com muita seriedade, debaixo do olhar atento e divertido das pais, das mães e dos muitos convidados.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Inaugurações nas prisões de Bafatá e Mansoa

No dia 05 de Junho, Bafatá e Mansoa, duas cidades da Guiné-Bissau, viveram momentos muito lindos: a inauguração de dois fornos para a confecção de pães, em seus estabelecimentos prisionais. Em Bafatá, além do forno, inaugurou-se também as atividades de tingimento de tecidos.
Em Bafatá, a cerimónia ocorreu às 11h00 da manhã, presidida por Fr. Michael Daniels, OFM, Coordenador da Comissão Justiça e Paz na Diocese de Bissau. Estiveram presentes: Sr. Manoel da Silva, Diretor da prisão; Sr. Manoel Pereira, Conselheiro Jurídico do escritório das Nações Unidas contra a droga e o crime na Guiné-Bissau; Policiais das Nações Unidas de Cabo Verde e Portugal; Associação Mom ku Mom (“mão com mão”); Liga dos Direitos Humanos de Bafatá; Pe. Francisco Fernandes, Coordenador da Comissão Justiça e Paz na Diocese de Bafatá; Pe.Abraão A. Sambú, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Graça e Coordenador paroquial da Comissão Justiça e Paz; e membros da comunidade.
Depois que Fr.Michael benzeu o forno e as atividades com tecidos, houve uma explicação, por parte dos próprios prisioneiros, de como é feito o preparo dos pães e o processo do tingimento dos tais tecidos.  A inauguração em Bafatá, terminou com um almoço na cúria diocesana, oferecida pela Comissão Justiça e Paz.
Em seguida, encaminhou-se para a prisão de Mansoa, para a inauguração do seu forno. Este dia 05 de Junho ficou marcado na vida dos prisioneiros. Tanto os 47 de Bafatá, como os 14 de Mansoa, demonstravam um grande contentamento, renovando seus sonhos de, um dia, retornarem à sociedade.
A iniciativa em favor das duas prisões, financiada pela Fundação João Paulo II para Sahel, propõe-se a ajudar na manutenção da prisão relativamente à alimentação e medicamentos; proporcionar aos prisioneiros a aprendizagem de uma profissão; terem uma ocupação durante o tempo em que lá estiverem.


Fr. Michael Daniels OFM agradecendo a Deus (prisão de Bafata)

domingo, 17 de junho de 2012

Festa em casa do PIME


Recebo e com muito agrado publico para os nossos leitores este relato que acabo de receber dos nossos confrades fr. Laurentino Okica Gomes e fr. Antonio Tomé de Sousa e do nosso amigo p. Marcos Baliu, todos a estudar em Roma.
“Hoje (16 de Junho) na casa geral dos PIME, celebrou-se os 50 anos da ordenação sacerdotal dos padres: Giovanni Musi e Ermano Battisti. Foram ordenados no dia 1 de Julho de 1962. Sendo os dois ex-missionários da Guiné e continuaram a ter uma ligação afectiva com este país, fizeram questão de nos convidarem como representantes de toda família cristã da Guiné. Na celebração, estiveram também algumas ex- missionárias da Guiné. A celebração foi muito bem animada e participada. A igreja do convento estava cheia dos amigos e familiares dos dois celebrantes.”


Lembro que o p. Ermanno Battisti foi missionário na Guiné-Bissau durante 28 anos (1969-1997), tendo ligado o seu nome a obras muito importantes quais o “Centro Artístico Juvenil” e a “Clinica de Bôr”.
Por outro lado, o p. Giovanni Musi chegou à Guiné-Bissau em 1971 trabalhando em várias paróquias (Bubaque, Farim e outras) e como formador (reitor, assistente espiritual) no seminário diocesano. Foi também chanceler da Diocese até 2008. É atualmente o Procurador-Geral do seu instituto. 
P. Giovanni Musi e p. Ermanno Battisti (no centro do foto) rodeados pelo p. Alberto Zamberletti (a esq.) e a ir. Alessandra Bonfanti (ao lado do p. Battisti), antigos missionários na Guiné.



domingo, 10 de junho de 2012

Os escuteiros fazem a sua promessa

O Corpo Nacional de Escutas da Guiné-Bissau (CNE-GB) é uma organização de juventude, destinada a contribuir para a formação integral dos jovens de ambos os sexos, com base no método criado pelo fundador do Escutismo, Baden Powell.
Criado em 25 de Novembro de 1966 pelo decreto-lei n. ° 47344, art. 167° do código civil no Boletim Oficial n. 38, veio a extinguir durante alguns anos devido ao aparecimento da Juventude Africano Amílcar Cabral (JAAC) criada pelo PAIGC, partido único no poder naquele momento e só retomou o exercício das suas funções após a abertura da democracia multipartidária no país.

Este movimento existe na nossa paróquia desde 2005, tendo nascido oficialmente a 8 de Maio daquele ano. Atualmente o movimento, conhecido como "Agrupamento n. 4", é um dos maiores da paróquia. O seu padroeiro é o Beato João Paulo II.

No dia de hoje, durante a s. Missa, houve a cerimónia da promessa de 21 lobitos, 13 exploradores júnior e 21 exploradores sénior. 
O "Mimmo", atual chefe do agrupamento n. 4, dando instruções

Grupo de "lobitos"

O inicio da cerimonia


domingo, 3 de junho de 2012

A diocese de Bissau celebra o Dia do catequista em Bor


 Foi no sábado 2 de Junho que a diocese de Bissau escolheu de celebrar o "Dia do catequista". A data prende-se com a festa liturgica de S. Carlos Lwanga e companheiros (3 de Junho), padroeiro dos catequistas. Na parte da manhã, os catequistas de toda a diocese se concentraram em Bor, uma aldeia perto de Bissau, onde o bispo D. José Camnate presidiu a s. Missa da festa, à qual se seguiu um almoço compartilhado. A tarde,houve um concurso de cânticos relacionados com o tema do dia: "Katekista ki ta anunsia i ta tistimunha Jesus" (=catequista que anuncia e dá testemunho de Jesus). Concorreram oito paróquia, apresentando cantigas muito bonitas. A seguir, a paróquia de Brá apresentou uma peça teatral e algumas danças tradicionais muito apreciadas.





sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dois jovens frades recebem o acolitado

 Aproveitando da passagem do nosso ministro provincial, esta manhã dois jovens frades da nossa comunidade receberam o ministério do acolitado. Trata-se dos freis Benício e Boaventura, ambos estudantes do 4° ano de teologia no seminário maior inter-diocesano. Mais um passo adiante rumo ao ministério sacerdotal. Que o Espírito Santo os assista e acompanhe!