domingo, 26 de agosto de 2012

O grupo IRIS visita os presos de Mansoa


O grupo artístico IRIS não para de suscitar admiração. No último fim-de-semana decidiram exibir-se para os presos da prisão de Mansoa, levando-lhes uma mensagem de esperança e de confiança. Os cerca de 30 presos que lá estavam agradeceram do fundo do coração pelo gesto de simpatia. O grupo tinha programado também uma visita-espetáculo  numa discoteca local, mas o projeto não pôde realizar-se. O grupo, no entanto, ficou satisfeito com a visita.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Assembleia Geral Constituinte da Rádio Sol Mansi

Para quem a não conhece, a Rádio Sol Mansi (sol mansi in crioulo significa "o sol já levantou") é uma rádio de inspiração católica, que nasceu em 2001 em Mansoa como rádio comunitária, tendo como objectivo a promoção da paz na Guine-Bissau. Atualmente ela é a rádio privada mais escutada no país.


Hoje, 16 de agosto, a RSM viveu um momento importante da sua vida com a primeira Assembleia Geral Constituinte, cujo objetivo era a aprovação dos Estatutos. O encontro teve lugar no salão nobre da Cúria Diocesana de Bissau, contando com a presença dos dois Bispos da diocese de Bissau e de vários representantes das duas dioceses: os dois ecónomos, os representantes dos dois Conselhos presbiterais, os Delegados de cada sector, os coordenadores das Comissões Justiça e Paz, alguns representantes leigos e religiosos e os Coordenadores de 3 Estúdios da RSM (Mansoa, Bissau e Bafata). 


Em visita às instalações da RSM
O Bispo Auxiliar de Bissau, Don Lampra Cá e igualmente Presidente do Conselho de Administração da Rádio Sol Mansi pediu aos jornalistas que “contribuam para uma mudança positiva da sociedade guineense”. O Bispo de Bafatá, dom Pedro Zilli, atualmente na Itália por motivos de saúde, enviou uma mensagem aos participantes.




Para mais informaçoes, consultar: www.radiosolmansi.org 

domingo, 5 de agosto de 2012

Pierre, o difícil caminho da conversão



Conheço o Pierre desde sempre. Encontrei-o na MACA (= maison d’arrêt et de correction de Abidjan), a maior prisão da Costa de Marfim e provavelmente da África ocidental no ano 2000. Ele estava a descontar uma pena para assalto à mão armada. Tornamo-nos amigos. Aquando da sua saída, ajudei-o a encontrar um trabalho e um alojamento naquela cidade. Mas era extremamente difícil com aquele passado de delinquente a pesar sobre ele. Foi assim que abrimos juntos um “centro de acolhimento” para antigos presos, numa zona rural, onde eu tinha recebido alguns terrenos em usufruto.
Decidimos também fundar uma associação, que foi baptizada com o nome de “Fondation Djasso” (a palavra djasso em língua local significa “levanta-te”, “retoma o caminho”). Queríamos oferecer a possibilidade a muitos presos de levantar-se, de retomar o bom caminho.
Diante do centro de acolhimento da "Fondation Djasso"
 A experiência durou apenas dez meses, porque no entanto eu tinha acabado o meu mandato na Costa de Marfim e devia regressar a Guiné-Bissau.
Continuamos a ficar em contacto, embora - por parte de Pierre - fosse quase exclusivamente para pedir ajuda. Ele veio visitar-me duas vezes, em 2007 e duas semanas atrás. Em 2007, o seu objectivo era de ir à Europa. Eu devia arranjar-lhe um visto, coisa extremamente difícil para mim. A segunda vez, há 10 dias, veio para anunciar-me que queria mudar de vida. Estava a jejuar, como e com os muçulmanos (este é o mês do Ramadão), para mostrar que estava sinceramente arrependido e queria acabar com a sua vida de delinquência.
O seu esforço parecia-me sincero. Ele até me comoveu: comia muito pouco, dormia no chão. No domingo veio à missa connosco. A certo ponto, chegou a dizer que queria ficar aqui na Guiné, porque “se sentia à vontade connosco”, não queria voltar para “a sua velha vida de banditismo”.
O encanto durou menos de uma semana. Na 4ª-feira passada, ele desapareceu … levando o nosso aparelho digital. Tentei chamá-lo no seu móvel, mas sem resultado. Onde estará ele neste momento? A sua conversão era sincera? Terá ele a coragem de chamar de novo? Tantas perguntas, mas nenhuma resposta, por enquanto. Eu continuo a rezar por ele, para que ele encontre finalmente a paz e a estabilidade na sua vida.