segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os franciscanos leigos buscam novos caminhos


O ambiente de Nhoma foi o lugar escolhido pelos franciscanos leigos da OFS (=Ordem Franciscana Secular) e da JUFRA (=Juventude Franciscana) para se concertarem e procurarem caminhos comuns de colaboração. Os da OFS ficaram juntos três dias (26-28 de Outubro) enquanto os da JUFRA só vieram no último dia. O objectivo do encontro era a programação do ano para a OFS e a busca de linhas comuns de colaboração entre OFS e JUFRA. Estiveram presentes as três fraternidades OFS da Guiné-Bissau (Brá, Antula e Canchungo) e as fraternidades já constituídas ou em vias de constituição da JUFRA (Brá, Catedral, Antula, Cumura, Quilele e Canchungo).


 Na conclusão dos três dias, foram emanadas algumas “recomendações” que irão orientar o caminho para os próximos meses. O resultado mais evidente foi a reafirmação que deve existir uma maior colaboração entre todos para se evitar os erros do passado. Foi também pedido aos franciscanos da I Ordem de acompanhar mais de perto os seus irmãos e irmãs leigos e que haja um verdadeiro espírito de família entre nós.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O bispo de Bissau inaugura o "Ano da fe'"

Em comunhão com a Igreja universal, D. José Camnate, rodeado pelos padres da Diocese e por numerosos fiéis, deu início ao “Ano da fé” com uma solene celebração eucarística na catedral de Bissau no passado dia 13 de Outubro.
Ele formulou o desejo que este ano possa servir para cada cristão da diocese reavivar, purificar, renovar a sua fé e para vive-la com mais entusiasmo.

 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A ir. Eva Sambú faz a sua profissão temporária

Aconteceu no dia sábado passado, 30 de Setembro, em Brá. A ir. Eva Sambú das irmãs franciscanas de Cristo Rei, fez a sua consagração temporária nas mãos da ir. Anna Piccinin, madre geral, que veio pela ocasião participar do acontecimento. A cerimónia, muito bem preparada, foi rica de símbolos e de danças, sem contar com os cânticos magnificamente executados pelo grupo coral.  As fotografias falam muito mais que as palavras. Para todos foi um momento emocionante.