terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nhoma, uma missão em território “balanta”


Nhoma, um punhado de casas perto duma curva, umas vinte famílias cristãs num ambiente muito tradicional de etnia “balanta”. Eis, em poucas palavras, a minha nova missão. Cheguei aqui no dia 17 de Setembro deste ano, depois de ter buscado o meu confrade, fr. Eugenio Sirch, no aeroporto (estava a regressar das suas ferias na Itália).
Como já mencionado num outro artigo, somos oito membros, dos quais três frades (Eugénio, Raxido e eu) e cinco são jovens candidatos à vida franciscana (“postulantes”). O fr. Raxido ocupa-se dos postulantes e da horta, o fr. Eugénio da escola da missão e eu da paróquia.
Falando desta última, é muito estendida como território e ainda muito nova, tendo sido fundada em 1981 (pelo fr. Eugénio). Os batizados são cerca de 500, entre os quais muitas crianças. Atualmente a comunidade franciscana assiste cinco comunidades: Nhoma, Nhacra, Dugal, Cumeré e Quidé. Esta última não tem ainda batizados (o primeiro anuncio começou em 2007). No entanto, é a comunidade mais prometedora, onde há mais participação e dedicação. É uma pequena ilha cristã num território dominado pela religião tradicional. Houve várias tentativas (por parte dos muçulmanos e das seitas) de “desviar” a comunidade do caminho cristão, mas ninguém conseguiu até agora. É uma comunidade muito unida e solidária. 

Com alguns representantes da comunidade de Quide

A escola primaria, construida pelos franciscanos de Nhoma