terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

“Um cristão, uma árvore”



É a proposta bastante original dos bispos de Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau para esta Quaresma de 2013. Os nossos bispos da sub-região costumam publicar todos os anos uma mensagem de Quaresma convidando os cristãos a uma conversão ou uma mudança de vida nalgum aspecto importante da sua fé. Este ano, o tema escolhido é “Fé e ecologia”. Tema sensível e de grande actualidade. Os bispos chamam a atenção dos cristãos sobre alguns maus hábitos e comportamentos errados em relação ao cuidado pelo meio-ambiente e à limpeza das nossas cidades, bairros e igrejas. Em particular, quatro são as orientações.  
Os bispos desejam primeiramente que, a partir desta Quaresma de 2013, cada cristão plante e cuide de uma árvore a cada ano; que os jovens cristãos se tornem líderes ecológicos em seus bairros, engajando-se com os seus concidadãos, a fazer com que as ruas e praças sejam atraentes, através de campanhas periódicas de limpeza e embelezamento.  Eles pedem às famílias cristãs de se distinguirem pela limpeza e a boa manutenção de suas casas. Os bispos sublinham que tais orientações devem ser estendidas para as casas paróquias, casas religiosas, e todas as outras estruturas da Igreja.
Em segundo lugar, os bispos querem sensibilizar sobre três preocupações que carregam em seus corações: o cuidado das igrejas: favorecer a ventilação e iluminação naturais; decorar igrejas utilizando, sempre que possível, plantas e flores naturais, e encorajar os jovens, rapazes e raparigas e os homens, a se engajarem na limpeza regular das igrejas e seus arredores.
Terceiro, como em 2011, os bispos retomam a questão da maneira decente de se vestir para ir à igreja, recordando o carácter sagrado  das igrejas que exige um profundo respeito e  contam com um bom exemplo dos adultos. Eles também denunciam o alvoroço (bavadarges) e concertos barulhentos em locais de culto.
 Enfim, as autoridades locais e os governantes, são convidados a tomarem medidas práticas e eficazes, tais como a recolha, tratamento, reciclagem do lixo, a criação de espaços verdes e arejados de jogos para os jovens, a luta pelo ambiente saudável…
A comunidade francófona em retiro quaresmal em Nhoma (17/02/2013)




segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Voluntários de Africa



Andam nas nossas missões mostrando muita simpatia e solidariedade para com os missionários e a população local. São os “voluntários”, pessoas de boa vontade que visitam regularmente as nossas missões, sacrificando quase sempre as suas férias para passar alguns dias connosco. Geralmente pagam a passagem de avião, não querendo pesar sobre a economia da fraternidade. Quase sempre fazem parte de algum grupo e viajam em conjunto. Ás vezes, encontram-se pessoas que decidiram dar toda a sua vida para a África.
Em Nhoma tivemos a sorte de receber alguns voluntários nos últimos tempos: Armando, Diego, Vanda, Renzo e António. 
Dois deles merecem uma atenção particular pelo trabalho que estão a fazer. Armando Mariutti, quase 30 anos de vida missionaria, autor de muitas obras na missão de Nhoma e arredores. Desde que está na reforma costuma passar connosco 6 meses. Atualmente dirige os trabalhos de construção da casa dos frades e postulantes em Nhoma. Mas não é tudo. Decidiu também ajudar a população de Nhacra (aldeia a 4 Km) com um estádio regular e, proximamente, uma igreja em estilo africano. 
Armando Mariutti, felicitado pelo Presidente da Republica e a Primeira Dama, aquando da sua visita a Nhacra
 O segundo é Diego Pagura, um amigo de Armando que passou dois meses connosco. Ele é um agricultor, mas sabe também de mecânica, eletricidade, carpintaria, etc.: uma pessoa preciosíssima. Durante a sua estadia em Nhoma consertou motores, semeou sementes, fez enxertia, vedou hortas. Estava sempre ocupado. Foi uma autentica bênção para a missão (e para a comunidade cristã). Agora ele voltou, mas continua a pensar em nós e já está a programar a próxima viagem. Ele também ficou picado pelo “mal de África”.
Diego com algumas crianças de Nhoma

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A vida consagrada em festa




Aconteceu no sábado passado, em Bafatá. Reuniram-se para o Dia da Vida Consagrada um bom número de consagrados e consagradas de toda a Guiné-Bissau, num total de 85 pessoas. Foi mais uma vez a ocasião para renovar o nosso compromisso de fidelidade a Deus e a esta terra que nos acolhe (e que tanto nos ama).
O programa incluía uma palestra que tinha como titulo "Viver a fé como comunidade religiosa", oferecida pelo fr. Michael Daniels, OFM, a celebração eucarística com o Bispo auxiliar de Bissau, D. José Lampra Cá, e um almoço comunitário partilhado. Durante a S. Missa foi entregue a todas as comunidades religiosas o texto dos Estatutos, ainda no estado de esboço, da futura “Conferencia da Vida Consagrada da Guiné-Bissau
O ambiente era festivo e muito fraterno. Alguns irmãos e irmãs participavam pela primeira vez. Tivemos a alegria de reencontrar a ir. Marilene de Castro, das Franciscanas Missionarias do Coração Imaculado de Maria, que regressou à Guiné depois de 12 anos no Brasil; outras irmãs, pelo contrário, estão a deixar definitivamente a Guiné: a ir. Alice Malheiros, das irmãs Escolápias, e a ir. Suzana de Melo, das Clarissas Franciscanas Missionárias).


Religiosas recém-chegadas à Guiné-Bissau

Ir. Alice Malheiros (no centro) a voltar dentro em breve para Brasil

Carismas antigos e novos em comunhão