terça-feira, 30 de abril de 2013

Adeus, Abua!

O nosso amigo e irmão  Abua N'Quendi, membro da Ordem Franciscana Secular de Antula, deixou-nos surpreendentemente na semana passada. Desconhecem-se as causas da sua morte. A mulher Awa e os cinco filhos souberam aceitar esta visita de "irmã morte" com verdadeiro espírito de fé. O Abua ingressou na Ordem Franciscana em 1996, fez a sua promessa em 1997 e em 2000 foi nomeado ministro da sua fraternidade. Ele cobriu este cargo durante três mandatos (2000, 2003 e 2006).
Segundo o seu paroco, p. Celso Corbioli, ele foi um cristão exemplar na sua paroquia, orientando  a sua pequena comunidade (S. Catarina) com muito amor e entusiasmo.


Presidentes e conselheiros das três fraternidades OFS da Guiné-Bissau

terça-feira, 16 de abril de 2013

Assembleia Geral Constituinte da Vida Consagrada da Guiné-Bissau



No dia 16 de Abril de 2013, realizou-se a Assembleia Geral Constituinte da Conferencia da Vida Consagrada da Guiné-Bissau (COVIC-GB), que teve lugar na aula magna da Cúria Diocesana de Bissau, presidida pelo Núncio Apostólico de Senegal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Mauritânia, D. Luís Mariano Montemayor, com a presença do bispo da Diocese de Bissau, D. José Câmnate na Bissign, e de D. Pedro Carlos Zilli, bispo da Diocese de Bafatá e Presidente da Comissão Interdiocesana da Vida Consagrada da Guiné-Bissau.

A ordem da Assembleia era a seguinte: Abertura solene com oração; Palavra de apresentação (pelo D. Pedro Zilli); Introdução aos trabalhos e pensamento espiritual (Núncio Apostólico); Breve historial da Comissão Interdiocesana e do processo de elaboração dos Estatutos da COVIC-GB (fr. Renato Chiumento); Leitura dos Estatutos da COVIC-GB e aprovação dos mesmos pelos membros de direito presentes; Celebração eucarística; Almoço partilhado. 

A Assembleia contou com a participação de 25 superiores maiores (ou seus delegados) em representação de 22 institutos religiosos, 2 institutos seculares e 1 sociedade de vida apostólica.

Alguns pontos evidenciados pelo Núncio na sua intervenção de abertura foram:
* A eleição do novo Papa (americano, jesuíta, que escolheu o nome de Francisco, que está a favor de uma Igreja “pobre e para os pobres”) mostra que a barca de Pedro é guiada por Jesus Cristo.
*  A espiritualidade do Papa é marcadamente inaciana, centrada na espiritualidade do coração, centro da pessoa humana e seu santuário interior.
*  Ele apresentou-se com muita humildade como “o Bispo de Roma” que “quer andar com o povo de Deus”; o Núncio nos pede para que rezemos pelo novo Papa.

Acerca da leitura e aprovação dos Estatutos da COVIC-GB, importa salientar que, primeiramente, houve leitura e discussão sobre o texto, capítulo por capítulos, seguindo-se a respetiva aprovação. Os capítulos foram aprovados por unanimidade: 25 votos sobre 25 presentes; a seguir, foi feita a leitura do “Regulamento”, que não foi aprovado, porque isto é de competência da Assembleia Geral.
A celebração eucarística, presidida pelo Núncio Apostólico, foi a digna conclusão de um dia memorável para a Igreja e para a Vida Consagrada da Guiné- Bissau.

No fim de tudo, D. Pedro Zilli anunciou que a primeira Assembleia Geral da COVIC-GB ira' ter lugar no dia 30 de Abril próximo. 

A mesa da presidência (ao centro o Núncio Apostólico, D. Luis Mariano Montemayor)

Uma parte dos participantes


sábado, 6 de abril de 2013

Exploração da areia de Varela (norte da Guiné-Bissau)



Parece-me importante publicar esta carta que acabo de receber do p. José Fumagalli, PIME, pároco de Varela. O problema é urgente e merece toda a nossa atenção.

Estamos com o problema da exploração da areia de Varela. Estou procurando ajudar a população a gerir o problema salvando seus direitos.
A atitude prevalecente parece ser u desforra ou fatalismo o qua vai se colocar em contenda e a força deles è nula: Russos/chineses têm o governo de seu lado e vão prevalecer.
Por isso preparei os apontamentos que envio, simplesmente para acordar sentido e perspectivar algum diálogo construtivo.
Tive uma reunião com os comités da área e fui ver do que é que se trata, tirando fotografias.
Nem os comités parecem se mexer, e no entanto o tempo joga a favor de quem quer explorar.
Parecia que fossem os Russos, mas estão voltando os Chineses, que têm alguém (que terão pago?) que os ajuda....
Sei que os Chineses já começaram a explorar, sem ligação com a população e pagando mal os raríssimos trabalhadores locais.
Do Russos sei que estão ainda fazendo pesquisas prelevando amostras, pagando bem o pessoal local.
Pelas amostras, eles estão querendo aproveitar o lítio, deixando no local o grosso da areia. Marcaram bastantes locais de exploração, numa área bastante vasta. Há uma tabanca, Nhiquin (Ñikin)  que deveria ser deslocada, encontrando-se no meio dum destes sítios a explorar; estou tentando fazer com que avancem seus direitos num espírito de diálogo...
No contexto do trabalho da Comissão Justiça e paz, haverá algo que possa ajudar a levar a frente este trabalho de sensibilização (urgente!)?
Estou tetando enviar pessoal para a reunião de Bula do dia 13: no caso espero que eles possam apresentar mais pormenores.
Junto o texto da reunião inicial que tive em Katon no dia 20.03.
Obrigado. Ciaoooo

Os muçulmanos da Guiné-Bissau em expansão



Silenciosamente, os muçulmanos da Guiné-Bissau estão a expandir-se no país. Fazem-no através de campanhas de islamização cuja estratégia é bastante simples. Chegando numa aldeia, lançam um convite à "conversão", oferendo em troca vários dons, como carne de vaca e arroz, e prometendo a construção duma escola (islâmica), dum furo de água e - naturalmente - a mesquita.
Na nossa paróquia (Nhoma), já lá vão alguns meses que os muçulmanos têm lançado uma vasta campanha de islamização, fazendo muitas conversões, sobretudo junto dos adeptos da religião tradicional. Segundo os meus cálculos, eles já construíram três mesquitas (Sucutu, Bup, Iuncum) e duas outras estão em construção (Nhoma, Dugal). Parece que o financiamento para estas campanhas (e para as construções) venha de três países árabes: Paquistão, Arábia Saudita e Kuwait.
Qual é o valor destas “conversões” ao Islão? São sinceras conversões ou simples aproveitamento da situação? Não sei dizer. Mas estou admirado que entre os “convertidos” estejam também alguns nossos cristãos (não muito exemplares, para dizer a verdade). Como é fácil para a nossa gente mudar de religião!

Campanha de islamizaçao em Cumeré
Mesquita de Nhoma em construção
Prefiro pensar que os nossos balantas não aceitam tão facilmente de trocar de religião, simplesmente querem comer bem, pelo menos de vez em quando !!