sexta-feira, 17 de maio de 2013

O setor pastoral de Oio faz a sua avaliação e programação

 Nos dias 13 e 14 de Maio, o setor pastoral de Oio (que compreende as paróquias de Bigene, Farim, Bissorã, Mansoa e Nhoma) retirou-se na localidade de Ponta Pedra (perto de Caió) para um encontro de avaliação e programação. Foram dois dias de intenso trabalho, em que os 19 participantes debateram muitas questões, mas sobretudo tiveram a possibilidade de viver juntos num clima de fraternidade. Não faltou a possibilidade de tomar banho, pois o local fica muito perto do mar, diante da ilha de Pecixe.

As irmãs Nella, Antonia, Merione e Deepty e o padre Marco (recém-chegado para a missão de Bigene)


P. José (2° a partir de esq.) chegou há uma semana


A salientar que o nosso setor pastoral "ganhou" quatro novos membros nestes últimos meses: p. Giuseppe (ou José) para a paróquia de Farim; p. Marco, para Bigene e p. Augusto Mutna, para Mansoa e a ir. Maria Mattiazzo. No entanto dois membros deixam o setor durante algum tempo porque chamados a outras funções na Itália: ir. Ornella e p. Carlo. A eles boa estadia na Itália e bom regresso!

Morte de Henrique Rosa, antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau

Henrique Rosa, antigo presidente interino da Guiné-Bissau.
Henrique Rosa, antigo presidente interino da Guiné-Bissau.
AFP

O antigo Presidente de transição Guineense Henrique Rosa faleceu aos 66 anos esta madrugada no Porto onde se encontrava há largos meses por motivos de saúde.

Nascido em Bafatá no leste do país a 18 de Janeiro de 1946, Henrique Rosa foi num primeiro tempo sobretudo conhecido como empresário e como um católico fervoroso. Só depois do ex-presidente Kumba Ialá ter sido derrubado num golpe militar é que Henrique Rosa entrou para a política activa em 2003 ao assumir transitoriamente as rédeas do poder.
O desempenho de Henrique Rosa durante os dois anos em que foi Presidente foi elogiado pela comunidade internacional, os seus parceiros mais próximos tendo-o definido como a "personalidade ideal para o período de transição", um período que findou com as eleições presidenciais de Julho de 2005, em que acabou por entregar a cadeira do poder a João Bernardo "Nino" Vieira.
Tendo desde então tomado o gosto pela política, Henrique Rosa, candidatou-se às presidenciais antecipadas subsequentes à morte do Presidente Nino Vieira em 2009, ficando em terceiro lugar; Henrique Rosa também foi candidato às presidenciais de Março 2012 cujos resultados, à primeira volta, ele rejeitou juntamente com outros três candidatos, entre os quais Kumba Ialá.
Ainda durante a campanha eleitoral de 2012, Henrique Rosa que dizia querer levar novamente "A disciplina e a moral" à sociedade guineense admitiu a possibilidade de criar um partido político, um projecto que não chegou a concretizar.
Sucedem-se agora as reacções à morte do antigo Presidente. O Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, considerou que a Guiné-Bissau "perdeu um homem lúcido e inteligente", o seu antecessor, Pedro Pires, declarou que a Guiné-Bissau precisa de "mais Henriques Rosas" e a nível interno, o Governo de Transição também reagiu com pesar, prometendo um funeral de Estado para o antigo Presidente de transição, conforme disse à RFI Fernando Vaz, porta-voz do Governo de Transição.

(Artigo tirado da RFI)

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A vida consagrada em Guiné-Bissau tem nova direção

Depois de ter informado sobre o nascimento da COVICGB (=Conferencia da Vida Consagrada da Guiné-Bissau) que ocorreu no passado 16 de Abril, voltamos a dar mais informaçoes sobre este novo organismo da nossa diocese.
No passado dia 30 de Abril teve lugar a primeira Assembleia Geral da COVICGB, na qual tomaram parte os superiores e as superioras maiores residentes no país. Nesta primeira reunião foi aprovado o "Regulamento" (que completa os "Estatutos", já aprovados) e foi eleita a nova direção, ou melhor o novo Conselho diretivo da COVICGB.
Este Conselho irá dirigir a conferencia durante os próximos três anos. Resultaram eleitos:
- presidente: ir. Laura Aguilar, marianita
-vice-presidente: fr. Victor Luis Quematcha, franciscano OFM
-secretário: ir. Inês Paulo Albino, ASC 
-tesoureiro: p. Giancarlo Todesco, OMI
-vocal: Claudia, instituto do "Divino Oleiro".

A todos eles os nossos parabéms!!

Dia da Vida Consagrada 2013, em Bafatá