segunda-feira, 24 de junho de 2013

Jovens religiosos fazem encerramento em Quinhamel

Os jovens religiosos e religiosas da Guiné-Bissau fizeram o seu encerramento do ano pastoral em Quinhamel no dia 15 de junho (sábado). Estavam presentes cerca de 25 jovens "professos temporários" e "junioristas" de todos os cantos da Guiné num clima de grande fraternidade. O passeio foi marcado pela celebração eucarística, que foi a ocasião para agradecer a Deus o ano findo e para pedir a sua ajuda para o novo ano. Na praia de Quinhamel os jovens tiveram tempo para tomar banho, brincar e partilhar. Um jogo muito apreciado foi o do "amigo secreto". Ao longo do dia receberam a visita de dois jovens oblatos (Simon-Pierre e Pascal) que irão fazer a sua profissão perpétua no próximo agosto em Senegal,seu país de origem.



No fundo, a ir. Madalena que acaba de chegar

Ir. Bernardina e ir. Marie-Chantal esperando a alta-maré para entrar na água

Pascal e Simon-Pierre apresentam-se

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fecho de bolanha em Rotchum

Rotchum, uma pequena tabanca a cerca de dois quilómetros de Nhacra. Aqui os habitantes estão a lutar contra as chuvas e a água salgada para proteger as próprias bolanhas (arrozais). O fecho em questão começou no mês de Janeiro último e ainda não acabou. É que o trabalho deve ser feito em condições de grande dificuldade: a obra é executada manualmente, com os materiais (água, areia, cimento, cascalho) a ser trazidos sobre a cabeça ou com a carreta. Que exemplo para todos nós de amor ao trabalho e à própria família!
E ainda se encontram pessoas que dizem que o africano é preguiçoso e não quer trabalhar!






Falecimento de Cesário Sanca (N'Duba), jovem de Nhacra

Na 3ª-feira (11 de Junho) faleceu no hospital de Bissau o jovem Cesário Sanca (mais conhecido com o apelido de N’Duba), de 29 anos de idade, da comunidade de Nhacra. Ele era muito apreciado na comunidade, onde era catequista e responsável de secção de base dos Valentes. Deixou-nos repentinamente, tendo sido internado no hospital com suspeita de febre-amarela (ou hepatite).  Era era também professor da escola primária na escola católica de Nhoma. Morreu rezando o terço, a sua oração preferida. Adeus, N’Duba, agora do céu continua vigiando sobre nós.


terça-feira, 11 de junho de 2013

Visita da Sra Moira (representante da Caritas Italiana) a Quidé

No dia 4 de Junho, a comunidade de Quidé (paróquia de Nhoma) teve a honra da visita da Sra. Moira que, em representação da Caritas Italiana, está a visitar os projetos financiados por esta instituição na Guiné-Bissau. A Caritas-Guiné Bissau lançou no ano passado quatro projetos “pilotos” que, se derem certo, poderiam ser reproduzidos noutras paróquias e missões do País.

O acolhimento por parte da comunidade cristã local de Quidé

P. Domingos Binhague (secretário geral da Caritas-Guiné Bissau), Clemento, Sra. Moira e ir. Alessandra Bonfanti
 O nosso é o primeiro projeto de horticultura com irrigação gota-a-gota a nível da Caritas nacional. Infelizmente houve atrasos na sua realização, pelo que atualmente o projeto não está ainda a dar os frutos esperados, mas já começamos a vender badjique, candja, djagatu, pimenta. A intenção seria de melhorar a dieta alimentar dos habitantes da tabanca, em particular das camadas desfavorecidas (como crianças desnutridas, órfãos em dificuldade, mães gestantes), e de criar um fundo da Caritas paroquial com a venda dos produtos hortícolas no mercado local.

Os voluntários envolvidos no projeto apresentam com orgulho os primeiros frutos do seu trabalho



A associação "No djunta" em assembleia geral

A associação dos agricultores de Nhacra e arredores "No djunta" realizou no sábado passado a sua assembleia geral no salão da paróquia de Nhoma.
Nem todos sabem que esta associação foi fundada pelo fr. Eugenio Sirch e alguns camponeses da zona de Nhacra com o intuito de promover  e incentivar a agricultura e de unir os agricultores da zona. Esta associação está já no seu 7° ano de existência e reune cerca de 100 membros entre fundadores e associados. Entre os objetivos da associação há:
- a promoção da agricultura e das técnicas agrículas
- a circulação de informações e de experiências
- o microcrédito
- a procura de novas tecnologias e de novos métodos.



domingo, 2 de junho de 2013

Ordenação diaconal de dois freis franciscanos


Foi grande festa na familia franciscana no passado dia 25 de Maio, Dia da Africa! 


Dom Pedro Zilli, bispo de Bafatá, teve a alegria de ordenar, na Sé Catedral de Bissau, dois diáconos franciscanos guineenses: Frei Benicio Luís N’Fitca de Bafatá e Frei Boaventura da Silva de Antula, Bissau. Na celebração, que contou com uma boa presença de fieis, familiares dos dois, consagrados, consagradas, seminaristas, meninas das casas de formação e amigos, Dom Pedro manifestou seu contentamento pelo convite feito pelos franciscanos para ordenar os Benicio e Boaventura. Na homilia, ele disse: “obrigado ao Frei Antonio Scabio, Ministro Provincial, ao Frei Vitor Luis Quematcha, Custódio da Custodia “São Francisco de Assis” da Guiné-Bissau e toda a Comunidade Franciscana por acolher mais dois novos dons para si e para toda a Igreja”. A partir da oração da Coleta, Dom Pedro exortou os dois a serem “diligentes no trabalho, humildes no ministério e perseverantes na oração”. Pediu-lhes para serem “diligentes na relação com o Senhor, com os irmãos franciscanos, com todas as pessoas, especialmente, com os pobres”. Recordou o Diácono São Lourenço quando dizia: “a riqueza da Igreja são os pobres”. Convidou-os a viver na simplicidade. Dom Pedro convidou a todos a rezarem por André Gueye novo bispo de Thiés, Senegal, e membro da Conferencia Episcopal Interterritorial do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, cuja ordenação episcopal foi celebrada hoje, dia 25, em Thiés. Dom José Câmnate participou deste momento tão importante de Igreja. Convidou igualmente para que se rezasse por Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto, nomeado para Patriarca de Lisboa. Frei Vítor Quematcha agradeceu a Dom Pedro pela disponibilidade em ordenar seus dois confrades  Agradeceu seus familiares, rezou pelos pais e mães de ambos já falecidos. Com os dois novos diáconos, 17 são os franciscanos guineenses.