sábado, 6 de julho de 2013

Confrontos entre populares e polícia na zona de Nhoma



 Nós pensávamos que a zona de Nhoma (no sector de Nhacra) fosse bastante tranquila e pacífica, mas os últimos acontecimentos mostram o contrário. Na noite de 3ª para 4ª feira (2 a 3 de Julho) houve confrontos entre os habitantes da tabanca de Bup, a quatro km da nossa missão, e um grupo de policiais vindos de Nhacra para prender um suposto ladrão de gado e um seu colega, acusado de ter roubado uma televisão. Os dois não só resistiram aos policiais, mas um deles matou um polícia com uma paulada na cabeça. Os colegas, terrorizados, fugiram e pediram ajuda aos militares de Cumeré e Bissau. Estes vieram em grande número e, irados porque os dois supostos criminosos tinham fugido, decidiram queimar toda a morança (nove casas) com gasolina. 

Habitantes em fuga



O polícia que encontrou a morte no local chamava-se Malam e era conhecido para ser uma pessoa muito calma e afável. Nos confrontos houve também a morte duma rapariga, que afogou no vizinho rio, e vários feridos. Neste momento muita gente está a fugir da tabanca porque os militares ameaçaram de voltar.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Diocese de Bissau realiza reunião do Secretariado Diocesano de Pastoral

Nos dias 26 e 27 últimos a nossa Diocese de Bissau reuniu os representantes das comissões diocesanas e interdiocesanas, dos setores pastorais e todos os párocos para uma reunião de avaliação do ano pastoral e para começar a programar o próximo ano. Foi um encontro muito rico e estimulador. O primeiro dia tivemos a sorte de escutar o Sr. Antoninho Tatto, cristão brasileiro, casado, que nos ofereceu uma palestra sobre o Dizimo. Todo o mundo ficou impressionado com a sua exposição e convencido de que é tempo que este aspecto da vida cristã seja uma realidade também nas nossas paróquias e comunidades. "O dizimo" - disse o orador - "não é dar esmola ao padre, mas ajudar a Igreja a crescer e a ter os meios para realizar as suas atividades."


No dia 27, à tarde, os nossos bispos encontraram-se com os párocos para um encontro para discuter os detalhes da introdução do dizimo nas paróquias.