quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Diocese de Bissau faz programação do ano pastoral

A nossa diocese esteve reunida durante dois dias (25 e 26 de Setembro) para a sua habitual programação anual. Estavam presentes cerca de 70 pessoas entre padres, irmãs e leigos juntamente com os dois bispos. O primeiro dia foi consagrado essencialmente à análise da situação socio-política do país, com a ajuda dum analista político na pessoa do Dr. Apolinário, que traçou um quadro completo e claro do estado preocupante em que se encontra a Guiné-Bissau neste momento. Segundo o orador, a Guiné está a passar um dos momentos mais negros da sua história, devido ao abandono da comunidade internacional e ao impasse no que diz respeito às eleições.
A seguir, foi feita uma rápida apresentação das decisões tomadas nas precedentes assembleias do pessoal missionário (1987 e 1991) e diocesanas  de pastoral (1996, 2001, 2008), através dum power-point, e começou-se a refletir sobre os critérios de avaliação do caminho percorrido até agora pela diocese. Esta avaliação vai ocupar os agentes da pastoral durante todo o ano pastoral e na base dos resultados obtidos tomar-se-à a decisão se será necessário organizar uma nova assembleia diocesana de pastoral ou não. Isto  porque o programa da diocese, que cobria os anos 2008-2014, chegou ao seu termo e portanto trata-se agora de decidir se relançar o mesmo programa (com algumas mudanças) ou repartir com uma nova assembleia fixando novos objetivos.
Foi também escolhido o lema para o ano: "Caminhemos à luz da fé", que alude ao título da última enciclica publicada (A luz da fé).

O dr. Apolinário durante a sua intervenção
 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Quarenta anos de independência da Guiné-Bissau

Ontem a Guiné-Bissau celebrou quarenta anos da sua independência, proclamada unilateralmente a 24 de Setembro de 1973 na localidade de Colinas de Boé (no leste do país). A data passou quase despercebida a não ser pelo discurso do Presidente da República, que foi transmitido pela televisão nacional no fim da tarde. Pelo resto, não houve manifestações de rua, nem desfiles, nem nada. A gente ficou simplesmente em casa festejando com familiares e amigos. Alguém que encontrei pelo caminho ontem me disse: "Padre, eu não quero ouvir discurso nenhum do presidente, porque isto é só demagogia! 40 anos e a Guiné ainda nesta situação? São 40 anos de galera e não de independência!"

Amilcar Cabral, o herói nacional
A proclamação unilateral da independência da Guiné-Bissau

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A família franciscana em retiro



A nossa família franciscana organizou mais uma vez o seu retiro anual em N'Dame, de 1 a 6 de Setembro. Estavam presentes 41 entre irmãos e irmãs da OFM e das seis congregações femininas presentes na Guiné-Bissau. O orientador foi o fr. Nestor Inácio Schwerz, frade brasileiro e atualmente "definidor (conselheiro) geral" para a língua portuguesa. O tema do retiro foi: "Viver a identidade franciscana num tempo de crise". Na avaliação final os intervenientes foram unanimes em afirmar que o retiro foi óptimo, sob todos os níveis e que gostariam que o fr. Nestor voltasse de novo no próximo ano.