sábado, 22 de março de 2014

Arrancou hoje a campanha eleitoral



Hoje, dia 22 de março, foi dado início oficial à campanha eleitoral para as eleições legislativas e presidenciais no nosso país. O clima que se respira neste momento na capital e no interior do pais é de grande expectativa pelo que vai acontecer. Os 13 candidatos aprovados tiveram várias semanas para se prepararem e agora chegou o momento de se apresentarem aos próprios eleitores.
Há dois dias partidos políticos e candidatos às eleições presidenciais assinaram o Código de Conduta e Ética Eleitoral, elaborado por Organizações da Sociedade Civil Guineense com objectivo de contribuir para o exercício efectivo da democracia baseado no respeito mútuo, paz e igualdade de liberdades e direitos. Saberão respeitá-lo? É aquilo que nós todos esperamos, para que o país possa conhecer finalmente um pouco de paz e estabilidade. 

sábado, 15 de março de 2014

Fr. Jorge Dalla Barba deixa a Guiné-Bissau depois de 48 anos de serviço missionário



 Depois de quase 48 anos de infatigável serviço missionário, fr. Jorge Dalla Barba deixou a Guiné no passado dia 16 de Fevereiro. Era acompanhado do nosso ministro provincial, fr. António Scabio, que regressava da sua visita fraterna aos frades menores da Custódia. Foi um momento muito emocionante para todos nós, que estimávamos enormemente o nosso confrade. Ele mesmo foi obrigado a deixar o país por motivos de saúde, mas na verdade teria preferido ficar. Como os verdadeiros missionários. Mas ele sofria há algum tempo de várias doenças, entre outras de diabete. Aceitou porque era vontade de Deus, mas o seu coração ficou aqui, no meio deste povo que ele tanto apreciava e amava.
Grupo de frades com o MP fr. Ezechiele Danieli
O fr. Jorge chegou à Guiné em 19 de Abril de 1967, sendo destinado logo para a missão de Quinhamel. Em 1974 foi nomeado pela primeira vez superior regular da “Fundação missionaria OFM” da Guiné-Bissau (o antigo nome da atual custódia). O fr. Jorge distinguiu-se entre os confrades pela sua paciência, generosidade para com os pobres, zelo apostólico, simplicidade e cortesia. Um verdadeiro frade menor. Por isso foi varias vezes escolhido como guardião e pároco, e exerceu o cargo de superior regular da Fundação missionaria durante três mandatos: 1974-1983; 1989-1998; 1998-2001.
Um traço pouco conhecido da sua pessoa é o seu talento musical: era mestre de música e compositor (sem porém ter publicado nada das suas composições). Era gostava de dar catequese e visitava frequentemente os seus paroquianos, nomeadamente nos momentos de tristeza (como tchoros) ou de alegria (matrimónios, nascimentos). A sua partida deixa em todos nós um vazio enorme, juntamente com o desejo de segui-lo no seu zelo missionário. 

quarta-feira, 12 de março de 2014

A família franciscana em reunião



Foi no ano passado que a família franciscana da Guiné-Bissau amadureceu o desejo de reunir-se, duas vezes por ano, para tratar temas ligados à nossa espiritualidade e para favorecer o conhecimento mútuo e a colaboração. Foi assim que na 5ª-feira passada, 6 de Março, nos encontramos em Nhoma. O tema abordado foi “A ternura de Deus na Sagrada Escritura e a ternura na vida e escritos de S. Francisco e S. Clara”. O orador foi o fr. Augusto Djata, nosso confrade guineense, licenciado em espiritualidade franciscana a Roma. Os participantes gostaram bastante do tema, embora algumas irmãs criticassem a falta de referencias à vida e escritos de S. Clara. O orador pediu desculpa e prometeu fazer melhor, na próxima vez. O encontro acabou com a celebração eucarística e o almoço partilhado.

Os franciscanos estão presentes na Guiné desde o inicio da sua evangelização, contando neste momento com 38 frades menores e cerca de 70 irmãs distribuídas em seis congregações de inspiração franciscana. 

A ir. Silvia, coordenadora da Família Franciscana da Guiné-Bissau