quarta-feira, 23 de abril de 2014

A Universidade Católica organiza a sua primeira "Semana académica"

Fr. Raxido dos Santos (OFM) discursando sobre
 "A cultura guineense"
Pela primeira vez na sua história, na verdade muito recente, a Universidade Católica da Guiné-Bissau (Faculdade de Ciências da Educação), organiza uma "Semana académica" de 22 a 25 de Abril de 2014. O programa é vário e interessante: da "Importância do Jardim de Infância"(1° dia) à “Cultura guineense, a nossa cultura” (2° dia), passando por “A nossa terra: reservas naturais e ecologia” (3° dia) para findar com “Educar para a cidadania no jardim de Infância”, um painel animado pelas alunas do 4° ano (4° dia). Os encontros se desenrolam na parte da tarde, de 14h30 a 17h30, no salão da cúria diocesana, e são precedidos por danças tradicionais, teatro, teatro de fantoches, provérbios e cânticos populares. Naturalmente todas as pessoas interessadas podem participar.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Faleceu o antigo presidente Kumba Yalá




Todo o povo guineense chorou na 6ª-feira passada (4 de Abril) pela morte de Kumba Yalá, antigo presidente da República, que faleceu surpreendentemente aos 61 anos de idade por causa de parada cardíaca. Ele foi um personagem controverso, excêntrico, carismático, muito amado pelo povo (sobretudo os membros da sua etnia, os “Balantas”, aos quais restituiu a sua dignidade), mas também odiado pelos seus adversários políticos. Antigo membro do PAIGC, decidiu fundar o seu próprio partido (o PRS) que se tornou muito cedo o segundo partido do país. Mas o seu nome está ligado sobretudo ao seu curto mandato como presidente da República (2000-2003), um mandato controverso, como foi dito, tanto que os militares decidiram derrubá-lo obrigando-o à prisão domiciliar.
Faleceu de pé, lutando, como um antigo combatente, depois de ter participado num comício eleitoral em favor do seu amigo Nuno Nabiam, candidato independente a estas ultimas eleições. O seu desaparecimento deixa um vazio enorme no panorama politico guineense, devido ao seu indiscutível carisma como orador e politico.   

terça-feira, 1 de abril de 2014

Os Bispos da Guiné-Bissau publicam mensagem em vista das eleições



Os nossos bispos, conscientes do momento histórico que o país está a viver, decidiram publicar uma mensagem sobre as Eleições gerais de 2014 na Guiné-Bissau. Dirigida aos “católicos, aos crentes das diferentes confissões religiosas, aos homens e mulheres de boa vontade”, a mensagem convida toda a população a colher esta oportunidade para exercer a sua cidadania. Afirmam os bispos que esta é uma “ocasião e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para uma mudança radical do país na sua globalidade”.
Os nossos pastores apelam para um voto que seja “responsável”, de forma a eleger um cidadão “indiscutivelmente respeitador dos direitos humanos, politicamente comprometido com o interesse coletivo, humanamente sábio, moralmente honesto, democraticamente coerente, patrioticamente abnegado, habitualmente verídico e realista, realmente dialogante, notoriamente equilibrado, pedagogicamente exemplar, fundamentalmente defensor da justiça, enquanto virtude e enquanto sistema judiciário”.
No fim da sua mensagem, os bispos lançam um apelo às diferentes categorias da sociedade civil (católicos e crentes das diferentes confissões religiosas, políticos, militares, comunicação social, cidadãos guineenses e Comunidade internacional) para que as eleições sejam um sucesso. Em particular, convidam o cidadão guineense a dar “prova de maturidade cívica e moral…; não venda o seu voto por bens materiais, porque isto fere gravemente sua própria dignidade humana e o da sua sociedade”.