segunda-feira, 28 de julho de 2014

Uma marcha pela paz

Os franciscanos sempre se distinguiram pelo empenho em favor da justiça e da paz no mundo. A familia franciscana guineense decidiu organizar uma marcha pela paz no dia 2 de agosto próximo. A data escolhida é muito significativa para os franciscanos, sendo o dia 2 de agosto a festa litúrgica de Nossa Senhora dos Anjos e do muito célebre "Perdão de Assis".
O nosso bispo D. José uniu-se a nós através duma carta publicada a 25 de julho em que convida todos os cristãos e todas as pessoas de boa vontade a tomarem parte na marcha da oração pelo perdão  e pela paz no mundo, em geral, e na Guiné, em particular.
A marcha vai começar às 8h00 do próssimo sábado com este itinerário: Cúria diocesana - cruzamento da "chapa" - ANP - praça Império - Catedral de Bissau.


sábado, 26 de julho de 2014

Dois jovens guineenses do PIME são ordenados sacerdotes



O Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME) é – como se sabe – um instituto missionário que forma sacerdotes para a missão. Todos os seus candidatos são enviados missionários fora do país de origem.
Os primeiros missionários chegaram à Guiné em 1947. Hoje, na igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bissau) foram ordenados dois jovens guineenses, Domingos Tchuda e Raúl Bonte Có. Domingos é de Bissau e pertence à comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima, enquanto Raúl é da paróquia de Quinhamel (comunidade de Bijimita). Já receberam a nova destinação: Raúl irá estudar liturgia na Itália, ao passo que Domingos é destinado ao México, na América Central. Aos dois os nossos parabéns de bom apostolado e de bom estudo nos novos países de destino.




quarta-feira, 16 de julho de 2014

Ciclista escocês quer dar a volta à África



Na 2ª-feira passada tivemos a sorte de hospedar para a noite na nossa missão um escocês, Eric Smart. Ele tem 49 anos, fala só inglês e … quer dar a volta à África de bicicleta! Apesar da dificuldade da língua ele familiarizou logo com os jovens da missão, que o ajudaram a armar a sua tenda para a noite (que naturalmente foi na garagem, entre dois contentores). Não sabemos o objetivo da sua longa e desafiante viagem, que segundo os seus cálculos deveria durar … dois anos. Em todo o caso, é uma pessoa muito simples e simpática, à procura de aventuras e de novas descobertas na sua vida. Desejamo-lhe boa viagem e que ele possa realizar o seu sonho.
Para quem quer saber mais sobre as suas viagens pode consultar o seu website: aberdeen2africa