terça-feira, 30 de setembro de 2014

A paróquia de Nhoma organiza a sua primeira "Assembleia geral"



A primeira assembleia geral da paróquia de Nhoma foi realizada no dia 27 de setembro de 2014, estando presentes 55 pessoas de todas as comunidades e os padres e as irmãs da missão. O dia foi intenso, com momentos de reflexão, de debate e de síntese na sala. No fim, uma serie de proposições concluiu o dia.
Na parte da manhã, o pároco e a ir. Silvia apresentaram algumas passagens da exortação apostólica de papa Francisco A alegria do Evangelho. Houve, a seguir, um tempo de partilha em pequenos grupos e um plenário. Depois do almoço, os representantes das comunidades apresentaram brevemente a história e a situação presente da sua comunidade. O mesmo foi feito com os movimentos, grupos e comissões paroquiais que descreveram o tamanho e as atividades da sua organização. Na última parte do dia, os delegados reuniram-se por comunidade a fim de elaborarem propostas para o novo ano pastoral paroquial.
Uma foto lembrança coroou este dia tão cheio e rico. O sorriso na cara de todos mostrava suficientemente a alegria e a satisfação por ter vivido um dia histórico, marcado por um clima de verdadeira fraternidade.


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A diocese de Bissau lança seu primeiro Sinodo



Com a reunião do secretariado diocesano de pastoral do dia 25 de Setembro a diocese de Bissau começou a sua caminhada sinodal que irá durar de 2014 até 2017, ano da sua conclusão e também do 40° aniversário da sua ereição.  Na reunião de ontem foi apresentado o documento “Lineamenta”, cujo objetivo é de abrir uma ampla consulta ao nível das comissões, setores pastorais e paróquias da diocese sobre o estado de saúde da diocese e os múltiplos desafios que a esperam.
O tema do sinodo, escolhido pelo próprio bispo D. José Camnate, é a "Nova evangelização", tendo como sub-temas os campos de apostolado da saude, da educação, da informação e comunicacão e o desenvolvimento integral. 
É a primeira vez que a diocese de Bissau entra em sínodo, pois até agora ela costumava organizar “assembleias pastorais”. Para a diocese é um salto de qualidade, pois um sínodo é uma estrutura reconhecida pelo Codigo de direito canónico e as suas orientações, uma vez aprovadas pelo Bispo, terão força jurídica. 


sábado, 20 de setembro de 2014

Entrada de quatro postulantes em Nhoma



Na 5ª-feira passada (18 de setembro) a missão de Nhoma acolheu quatro jovens que iniciaram o ano de postulantado juntamente com a comunidade franciscana. Eis os seus nomes: Abraão, Gabriel, João Baptista e Orlando. A novidade para este ano é que o mestre é também novo: trata-se do fr. Domingos Tchigna Infanda que acaba de chegar de Roma onde fez um master em formação e um ano de espiritualidade franciscana. 
No mesmo dia, à tarde, as irmãs acolheram na sua casa duas jovens "aspirantes" para o inicio da sua caminhada vocacional. 
Gabriel, Orlando, João Baptista e Abraão




Noviços franciscanos comprometem-se com votos simples



Três jovens franciscanos guineenses fizeram a sua primeira profissão (“simples”) na passada 4ª-feira em Blom, durante uma celebração eucarística muito participada. Os seus nomes são: Braima, Chete e Viriato. A eles toda a nossa simpatia e o nosso encorajamento: boa caminhada, irmãos. A meta fica ainda longe, mas o primeiro passo já foi dado.


Fr. Braima, fr. Chete e fr. Viriato

Retiro da família franciscana em N’Dame



Seguindo uma tradição consolidada, todos os franciscanos da Guiné-Bissau viveram uma intensa semana de retiro no centro de espiritualidade de N’Dame sob a orientação do fr. Joao Dias Vicente, que veio de propósito de Portugal. Houve um bom número de participantes (cerca de 45) de todas as congregações franciscanas, entre as quais uma nova que se encontra na Guiné há poucos meses: as Irmãs Franciscanas Missionarias Diocesanas da Encarnação. Esta última é uma pequena congregação que acaba de nascer no Brasil (1986), tendo como particularidade o trabalho em ligação estreita com os bispos nas dioceses.


Jovens irmãs franciscanas

Fr. João Dias Vicente, orientador do retiro