terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A paróquia de Nhoma em festa


Como é tradição, a nossa paróquia celebrou mais uma festa da comunidade de Nhoma e de toda a paróquia, dedicada a Nossa Senhora da Paz, no dia 18 de Janeiro. O programa contemplava a celebração eucarística, única para todas as comunidades, o almoço comunitário e, na parte da tarde, os jogos recreativos, muito apreciados pelos adolescentes e jovens. Não faltou, de manha, uma “caça ao tesouro” para as crianças, que lhes permitiu de conhecer um pouco mais a história e as obras da paróquia.   





O secretariado diocesano de pastoral da nossa Diocese em reunião


Mais uma vez a diocese de Bissau organizou uma reunião do secretariado diocesano de pastoral, no dia 14 de Janeiro, em vista da preparação do seu primeiro Sínodo diocesano. Foram ouvidos os relatórios das actividades desenvolvidas pelos sectores pastorais e as comissões diocesanas e interdiocesanas e foi apresentado um questionário para a avaliação da caminhada da diocese desde a sua erecção, em 1977, até hoje. No entanto, as paróquias estão já a trabalhar sobre os Lineamenta, cujo tema principal, escolhido pelo bispo D. José Camnate, diz respeito à “Nova evangelização”. Este tema vai inspirar e guiar todos os trabalhos do Sínodo.

D. José Camnate apresenta p. Eloi, espiritano, novo paroco de Nossa Senhora de Ajuda


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

P. Ermanno Battisti regressou para a casa do Pai



O p. Ermanno Battisti, missionário do PIME, faleceu depois de longa doença na Italia. Ele deixa uma marca indelével na história da Igreja da Guiné-Bissau, pois o seu nome está ligado a muitas obras que ele lançou ou construiu: o Centro artístico juvenil, a igreja de Cristo Redentor, a clinica pediátrica de Bor, só para citar algumas obras. Mas ele foi também um missionário infatigável, lançando muitas iniciativas no campo da evangelização. E como não falar dos muitos jovens guineenses que, com a sua ajuda, conseguiram obter um diploma de estudo e agora estão a trabalhar? Obrigado, p. Battisti, que o Senhor te recompense pela tua obra inesquecível.

As muitas mães de Thaissa



Thaissa é uma menina que nasceu prematuramente no dia 12 de Dezembro de 2014. Ela é órfã, pois a sua mãe faleceu no dia seguinte e o pai nunca apareceu. Nasceu com sete meses, pesando no momento do parto 900 gramas. Logo começamos a pesquisa para encontrar-lhe uma família, o que foi relativamente fácil, pois Júlio e Carolina, do grupo das famílias cristãs da nossa paróquia, aceitaram logo de recebê-la na sua casa. Para mim, este gesto foi comovedor pois eles já têm um bando de oito filhos e mais de dez crianças adoptadas ou “em criação”. Todos na casa gostam de Thaissa, sobretudo a Maria Lina que a adoptou logo tornando-se a sua mãe.
Mas Thaissa tem também uma mãe no Japão, que lhe enviou uma soma de dinheiro para comprar leite e biberão. E uma terceira (potencial) mãe  está na Itália, quer dizer, que ela já tem uma família que gostaria de adopta-la. Em breve, Thaissa perdeu sim a sua família de origem, mas ganhou – se assim se pode dizer – muitas mães que pensam nela e querem assegurar-lhe um futuro feliz. 

Thaissa com Maria Lina