sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Franciscanos menores acabam o seu capítulo



Os Frades Menores na Guiné-Bissau, reunidos desde o dia 9 de Fevereiro acabaram hoje (13 de Fevereiro) o seu “Capitulo custodial”, onde foram votadas algumas resoluções e foi escolhido o novo custódio e o seu conselho. O custódio é o fr. Victor Luis Quematcha (reconfirmado) e os conselheiros são os freis Armando Cossá (vigário), Michael Daniels, Augusto Djata e Domingos Tchigna Infanda. O capítulo foi presidido pelo fr. Antonio Scabio, ministro provincial da Província de Veneza, da qual a custódia da Guiné-Bissau depende juridicamente. Os participantes foram vinte e oito frades professos solenes.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Franciscanos menores reunidos em capitulo





O logo do capitulo

A Custódia dos frades menores da Guiné-Bissau está reunida em capítulo custodial (=assembleia geral) desde ontem sob o lema: "Frades e Menores num tempo de mudança". O capítulo, que reúne todos os frades menores professos solenes da custódia e acontece de três em três anos, tem como função de permitir aos capitulares de avaliar o caminho percorrido e elaborar as grandes linhas para os próximos anos. Os participantes são vinte e oito, incluindo o Ministro provincial da província de Veneza, fr. António Scabio. A reunião, que irá prolongar-se até sexta-feira, servirá também para dar à Custódia um novo custódio, dado que o actual, fr. Victor Luís Quematcha, já acabou o seu segundo mandato. No entanto, ele pode ser reeleito mais uma vez, sempre para um período de três anos. 

O presidente do capitulo, fr. Antonio Scabio


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Conferencia dos Superiores Maiores da Guiné organiza uma “Semana da Vida Consagrada”



Iniciada no dia 28 de Janeiro, vai concluir-se hoje (31 de Janeiro) a “Semana da Vida Consagrada”, organizada pela Conferencia dos Superiores Maiores da Guiné-Bissau (COVIC-GB), sob o lema: “Vida Consagrada na Igreja de hoje: Evangelho, profecia e esperança”. Foram quatro dias muito interessantes que viram uma participação diária de cerca de 90-100 consagrados/as das duas dioceses. A semana começou com uma cerimónia solene de abertura, presidida pelo D. Pedro Carlos Zilli no dia 28 de Janeiro, à qual se seguiram as intervenções do Dr. Delfim da Silva sobre a “Situação sociopolítica e económica” e a “Situação sócio-religiosa” (29 de Janeiro) e a palestra do p. Celso Corbioli sobre “A vida consagrada na Igreja de hoje: Evangelho, profecia e esperança” (30 de Janeiro). No sábado, a conclusão, com a Santa Eucaristia presidida pelo D. Pedro Zilli. Um almoço comunitário concluiu esta experiencia muito bonita de reflexão e comunhão entre carismas e institutos religiosos diferentes, presentes na Guiné-Bissau. 

A ir. Laura Aguilar, presidente da COVIC-GB, confirmou que nos dias 11 a 13 de maio a Igreja da Guiné receberá a visita do card. João de Braz Aviz, prefeito da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.