terça-feira, 28 de abril de 2015

Tensões inter-religiosas



É difícil imaginar que a nossa Guiné possa ser teatro de tensões inter-religiosas, mas é isso mesmo que está a acontecer.
Na zona de Nhoma, concretamente na aldeia de Sucuto, uma seita islâmica está a introduzir novos ritos e costumes que estão em contrasto com a religião tradicional africana. Agora, isto em si não seria nada de mal, pois o Estado garante a cada cidadão a liberdade de professar a sua religião e até de fazer conversões, mas esta seita (Amadia?) está a perturbar, até mesmo a ameaçar a religião tradicional dos moradores (os balantas), que se sentem desprezados e atingidos naquilo que eles têm de mais sagrado, quer dizer, os seus ritos e crenças. A questão foi levada para as autoridades do Estado que têm reagido de forma - a meu parecer - ligeira, minimizando o problema. Mas o problema é sério e merece uma análise aprofundada. Já outras vezes houve confrontos na nossa zona, com perda de vida humana, para questões mais leves. A missão está a tentar mediar, através da sua comissão paroquial Justiça e Paz, mas até agora com pouco resultado. Os franciscanos da missão escreveram também à Administradora do setor de Nhacra, pedindo que use prudência e sabedoria em tentar resolver esta questão.


Reuniao entre as autoridades do Estado e a populaçao local. A governadora do setor de Oio esta no meio.

Dia Mundial de Oração pelas Vocações



No domingo passado a Igreja celebrou o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de especial consagração. A nossa diocese organizou um bonito encontro onde foram convidados os grupos vocacionais das nossas paróquias e os muitos jovens nas casas de formação. Foi um momento de festa e de testemunho. Três jovens religiosos (um franciscano, uma noviça das irmãs marianitas, uma professa simples das irmãs franciscanas e um padre diocesano) deram o seu testemunho da vocação descrevendo como responderam ao apelo de Deus na sua vida. O último a falar, p. Bernardo da Cunha, confessou que ele é diocesano “no corpo” mas franciscano “no coração”, pois a sua aspiração era de ser franciscano e não diocesano, mas as circunstâncias o levaram para o seminário diocesano e aí ficou. D. José Lampra Cá, bispo auxiliar, falou sobre a beleza (e as tentações) da vocação à vida religiosa e sacerdotal. Com o seu estilo divertido, ele soube entusiasmar os presentes que ficaram convencidos que “não há vocação mais bonita, a não ser a própria vocação”. Dito em crioulo: “Vocason i kil ki Deus misti pa n’misti”. No fim ele pediu a todos os  vocacionados que tenham três disposições ou requisitos: o discernimento, a generosidade e a perseverança”.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Jornada vocacional diocesana é celebrada em Cacheu



A nossa diocese realizou a sua 2ª Jornada Vocacional Diocesana em Cacheu no sábado passado. Estavam presentes quase todas as paróquias da nossa diocese. O programa, muito rico, previa uma marcha-peregrinação de entrada na cidade, seguida duma palestra proferida pelo p. Keylandio Abdulai Jacquité, vigário diocesano pela pastoral e a s. Missa, animada pelas várias paróquias que compõem a diocese. 
Depois do almoço houve ainda tempo para o sorteio das rifas e a bênção final, dada pelos padres e as irmãs presentes.  



Fr. Joseph Rosansky, responsável OFM para Justiça, Paz e Integridade da Criaçao visita a Guiné



O fr. Joseph Rosansky não é conhecido do grande publico, embora tenha uma posição de destaque na Ordem dos Frades Menores sendo o coordenador mundial da comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação a nível dos franciscanos menores. Ele está a visitar a família franciscana da Guiné durante quatro dias (12 a 16 de Abril). Logo no primeiro dia ele encontrou-se com os membros da OFS e da JUFRA no salão da catedral de Bissau, num encontro que foi muito rico e interessante. O fr. Joseph contou como a sua comissão está a trabalhar, em Roma, e deu sugestões para orientar as actividades de justiça e paz na Guiné.


quarta-feira, 8 de abril de 2015

A família franciscana se reúne em Canchungo




No passado dia 7 de Abril toda a família franciscana se encontrou em Canchungo para mais um encontro de formação permanente. O tema de reflexão era a alegria, um tema de grande actualidade em sintonia com o caminho da Igreja. Estavam presentes 38 franciscanos das diferentes fraternidades da primeira e segunda ordem da Guiné. O orador foi o fr. Domingos Tchigna Infanda, frade guineense, actualmente mestre dos postulantes.