quarta-feira, 27 de maio de 2015

Fr. António Scabio, ministro provincial da Provincia de Veneza, é escolhido como conselheiro geral da OFM



O nosso ministro provincial fr. António Scabio, mais conhecido como “Tonino”, foi escolhido como “Definidor Geral” (conselheiro geral) para a zona da Europa no próximo Conselho geral dos franciscanos da Ordem dos Frades Menores. Para nós é uma grande honra e um prova de estima na nossa província franciscana, embora para muitos frades poderá ser também uma “perda”. Mas, evangelicamente, “toda perda é ganho”, portanto, estamos felizes de “ceder” o nosso irmão à Ordem durante os próximos seis anos. Bom trabalho, fr. António, nós estamos contigo, apoiando-te com a nossa oração.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Fr. Michael Anthony Perry é reconfirmado como Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores



Hoje, 21 de Maio de 2015, o fr. Michael Anthony Perry, foi reconfirmado como Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores em Assis, onde está a decorrer o capitulo geral dos mesmos frades. Nascido a 7 de Junho de 1954 em Indianapolis (Indiana, Estados Unidos), ele estava a desempenhar neste momento o encargo de MG ad ínterim, pois o antigo ministro geral, fr. José Rodrigues Carballo, tinha sido nomeado pelo papa Francisco, em 2013, bispo e secretário da Sagrada Congregação pelos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O fr. Michael Perry trabalhou em Africa, precisamente na Republica Democratica do Congo, como missionário durante dez anos.A sua tarefa nao vai ser nada facil, pois a Ordem franciscana esta' a passar para um momento muito dificil, do ponto de vista economico-financeiro (e também vocacional).

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O card. João Braz de Aviz encontra os religiosos da Guiné-Bissau



Encontro com os religiosos e as religiosas em Bra'
O dia de ontem ficará na história da Vida Consagrada da Guiné-Bissau como um dia memorável e inesquecível. Cerca de 150 religiosos e religiosas de todos os cantos da Guiné vieram para escutar o card. João Braz de Aviz e partilhar as suas alegrias e preocupações com ele. O acontecimento teve lugar em Brá, no salão da paróquia dos franciscanos, contando com a presença também do Núncio Apostólico D. Luís Mariano Montemayor e os nossos dois bispos (D. José Camnate e D. Pedro Zilli). D. João falou primeiramente da sua visão da vida consagrada e em seguida, depois da pausa-café, respondeu às perguntas dos participantes.
Na parte da tarde todos os religiosos tiveram a sorte de partilhar o almoço com o Presidente da República, José Mário Vaz, no pátio do palácio presidencial. Foi um segundo momento inesquecível, que acabou com uma dança em volta da fonte e uma foto lembrança diante do palácio. O presidente agradeceu a presença dos religiosos na Guiné afirmando que eles são fundamentais para o desenvolvimento do país. 

Foto de grupo com o PR José Mario Vaz diante do palacio presidencial

terça-feira, 12 de maio de 2015

O card. João Braz de Aviz visita a Guiné-Bissau



Os religiosos e religiosas da Guiné-Bissau estão de parabéns! Neste que é o Ano da Vida Consagrada estão a receber uma bênção especial graças à visita à Guiné do card. João Braz de Aviz, que é o Prefeito da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Já faz vinte e cinco anos que um cardeal não visita a Guiné. Mas esta visita é verdadeiramente especial porque coincide com as celebrações do Ano da Vida Consagrada e nós temos a graça de termos entre nós o seu máximo responsável. Ele vai estar connosco de 11 a 14 de Maio, encontrando-se connosco no dia 13 em Brá (às 10h00) e celebrando uma s. Missa de conclusão da visita na tarde do mesmo dia (às 19h00).
No entanto, já tivemos um primeiro encontro com ele ontem, no seminário menor diocesano, onde o cardeal, ladeado pelo Núncio Apostólico e os nossos dois bispos (D. José e D. Pedro), celebrou uma s. Missa para os seminaristas (religiosos e diocesanos) e as meninas em formação. O cardeal João é pessoa muito simples e simpática, gosta do povo e tem um amor muito especial pela Virgem Maria.