segunda-feira, 15 de junho de 2015

O setor pastoral de Oio celebra Dia do catequista



Sábado 13 a vila de Mansoa acolheu a braços abertos cerca de sessenta catequistas, vindos das quatro paróquias do nosso setor (Farim, Bissorã, Mansoa e Nhoma), que se juntaram para celebrar o seu santo padroeiro, S. Carlos Lwanga. Os participantes escutaram primeiro uma palestra oferecida pelo p. Domingos Cá, biblista, sobre o tema “A Bíblia e a catequese”. Seguidamente houve trabalhos de grupo, onde foi pedido a cada grupo de preparar uma canção original e uma poesia alusivas ao tema da palestra. Depois do almoço, os nossos valentes catequistas tiveram a oportunidade de mostrar os seus conhecimentos bíblicos e de cultura geral numa “gincana bíblica”. No fim, todos os intervenientes receberam uma prendinha pela participação.



Ordenações sacerdotais na diocese de Bafatá



“Este é um ano de vacas gordas!” disse o D. Pedro Zilli, bispo de Bafatá, numa clara referência às duas ordenações sacerdotais que tiveram lugar na sua diocese recentemente.
A primeira foi no dia 23 de Maio em Buba: foi ordenado o diácono Inácio Djú, filho daquela terra e também o primeiro sacerdote. 








A segunda ordenação ocorreu no passado dia 13 de Junho, na igreja catedral de Bafatá: recebeu a ordenação o diácono Dingana Siga, que neste momento está a prestar o seu serviço na paroquia de Buba. A eles os nossos votos de fecundo trabalho na bolanha do Senhor.


sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ordenações diaconais em Quinhamel



Aconteceu no passado sábado 6 de Junho, emQuinhamel. Dois jovens frades guineenses receberam o ministério do diaconato: fr. António Tchami, natural de Cufongo-Bijimita (paróquia de Quinhamel) e fr. Maximo Capina, de etnia felupe mas nascido em Cumura. O bispo ordenante foi D. José Camnate na Bissign, bispo de Bissau. Os dois jovens já acabaram os seus estudos teológicos e já receberam a nova obediência, devendo prestar o seu serviço nas comunidades franciscanas de Nhoma e Caboxanque. A eles os nossos votos de bom serviço diaconal.



O setor pastoral de Oio faz balanço e planeamento do novo ano



O pessoal missionário do setor pastoral de Oio escolheu o quadro encantador do catequistado de N’Loren (perto de Mansoa) para fazer o balanço do ano e a programação do novo ano. Os doze membros que se juntaram no local passaram dois dias cheios de alegria e simples fraternidade, rezando e trabalhando juntos num silêncio total, a contato com a natureza. O balanço foi muito positivo e encorajador, embora os programas elaborados pelas comissões não tenham sido realizados a cem por cento. Entre outras coisas, foi decidido de valorizar o ambiente do catequistado organizando neste local retiros e encontros de formação, colaborando assim com a diocese de Bissau para que esta estrutura seja mantida eficiente e em bom estado.
No próximo ano o setor vai ganhar novos membros e perder outros. O fr. António Tchami e a ir. Paula irão integrar a paróquia de Nhoma; a mesma paróquia irá sofrer a perda do fr. Eugenio Sirch (OFM, Nhoma) que regressa definitivamente à Italia depois de 43 anos de incansável trabalho na Guiné, dos quais os últimos 35 passados nesta missão, da qual foi o fundador. A ele o nosso “obrigado” cheio de afeto e gratidão. Mas também deixa-nos o diácono Manuel Svaladão (OMI, Farim) que regressa ao Brasil, assim como a ir. Rosângela de Oliveira (Missionarias da Imaculada, Bissorã) que vai estar ausente durante os próximos quatro anos, devido a um serviço missionário que lhe foi pedido pela sua congregação.