quarta-feira, 30 de março de 2016

Visitador geral e ministro provincial visitam a Guiné-Bissau

O visitador geral, fr. Massimo Fusarelli, e o nosso ministro provincial, fr. Mário Favretto, estão de visita à Guiné-Bissau. O fr. Massimo visita os frades no quadro do processo de fusao das seis provincias franciscanas do Norte de Italia numa unica provincia, sendo a Guiné uma "Custodia dependente" da provincia franciscana de Veneza.
O fr. Mário, por outro lado, visita pela segunda vez os frades da custodia. A sua visita irá concluir-se com uma assembleia-geral dos frades a ter lugar em Nhoma, no dia 4 de abril.


A familia franciscana reflete sobre a enciclica "Laudato sii"

Como já é costume, a família franciscana reuniu-se ontem, em Quinhamel, para um encontro de formação, que tinha como tema: "A cura da casa comum". O orador era o fr. André Nama Nama, frade congolês emprestado à Guiné-Bissau, atualmente administrador da paroquia de Canchungo. Estavam presentes 53 franciscanos e franciscanas de todas as congregações presentes na Guiné. O fr. André nos ajudou a compreender que o planeta é um bem preciosíssimo a não desperdiçar ou delapidar, mas que deve ser preservado e transmitido nas melhores condições aos nossos descendentes.

Nós como franciscanos deveríamos estar na linha de frente na luta pela preservação e proteção da nossa "irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras" (S. Francisco, Cântico das criaturas, FF 263).