sábado, 16 de abril de 2016

Diocese de Bissau lança primeira "Jornada do Bispo" nos dias 16 e 17 de abril

Esta' a decorrer este sábado a primeira "Jornada do Bispo" em Bissau. Trata-se de dois dias de alegre confraternização dos fieis da diocese com o seu Bispo. Sendo a primeira edição, é difícil saber de antemão como vai ser, mas já houve uma boa sensibilização nos setores pastorais, e nas escolas da diocese em particular, e isto faz bem esperar.
O programa, muito rico, prevê momentos de lazer (com concursos e jogos), desportivos (marcha do aeroporto até à cúria diocesana) e uma grande celebração eucarística, presidida pelo D. José Camnate na Bissign, no dia domingo (às 10h00).
Durante os dois dias o povo de Deus terá a possibilidade de falar e de escutar o Bispo, de fazer-lhe perguntas, de pedir-lhe conselhos. Uma ocasião preciosa a não perder!

terça-feira, 5 de abril de 2016

Franciscanos reunidos com ministro provincial e visitador geral

O dia 4 de abril, a missão de Nhoma foi o palco para um encontro dos frades da custódia com o seu ministro provincial, fr. Mário Favretto, e o visitador geral, fr. Massimo Fusarelli. Os dois ilustres hospedes quiseram encontrar-se com os frades para darem algumas informações (nomeadamente, sobre o processo de fusão das seis províncias do Norte de Itália) e encorajarem os frades.
Houve também o tempo para um debate muito rico e interessante sobre vários pontos: o futuro da custódia, a nova presença franciscana em Dakar, a questão da independência económica, as obras em curso, a formação, o seguimento da OFS  e da JUFRA, etc. Segundo os dois visitadores o futuro é promissório, embora não isento de dificuldades e incertezas, sobretudo no que diz respeito à autonomia económica e financeira da futura custódia independente.


Fr. Antonio Tchami e fr. Maximo Capina ordenados padres

Desde as primeiras horas da manhã do dia sábado (2 de abril), a igreja paroquial de Brá e os seus arredores começaram a encher-se para um evento longamente esperado: a ordenação sacerdotal de dois jovens franciscanos: fr. Antonio Tchami e fr. Maximo Capina. A celebração eucarística, muito cumprida (três horas e meia) mas sugestiva e bem animada, contou com a participação de mais de quarenta padres concelebrantes, entres os quais o visitador geral dos franciscanos (fr. Massimo Fusarelli), o ministro provincial da Província de Veneza (fr. Mário Favretto) e um numero impressionante de parentes, amigos e conhecidos. A s. Missa foi presidida por D. José Camnate na Bissign, bispo de Bissau. Depois da celebração, a comunidade dos franciscanos ofereceu o almoço a mais de 200 pessoas. Foi um dia de muita alegria festiva.
Lembre-se que o fr. António Tchami é natural da comunidade de Kufongo (paróquia de Quinhamel), enquanto o fr. Máximo Capina é de etnia felupe, mas a sua paróquia de origem é Cumura. Atualmente os dois jovens estão a prestar o seu serviço pastoral um, o fr. Maximo, na diocese de Bafatá (comunidade de Caboxanque) e o outro, fr. António, na nova fraternidade de Rufisque, diocese de Dakar (Senegal).
Esta última fraternidade, denominada "La Portioncule", nasceu no dia 4 de outubro de 2015 e conta com a presença de quatro frades, dos quais dois guineenses, um italiano e um congolês.