terça-feira, 20 de setembro de 2016

Entrada de sete postulantes em Nhoma

O dia 19 de setembro foi especial para a fraternidade de Nhoma: sete jovens, todos eles vindos do seminário franciscano de Brá, fizeram o seu ingresso oficial no postulantado. Era muito tempo que Nhoma não recebia um numero tão grande de postulantes.

Postulantes com o seu mestre, fr. Domingos Tchigna Infanda
 A cerimonia, simples e breve, teve lugar durante a oração das vésperas. Os sete jovens são oriundos de diferentes paróquias das dioceses de Bissau e de Bafatá: Bissau, Bambadinca, Catió, Mansoa, Biombo. Os seus nomes são: Boner, José Francisco, José Luís, Mogna, Sumba, Abraão e Nivarildo.
Estavam presentes alguns confrades de outras províncias, que estão neste momento de visita: o vigário provincial da Província de S. António da Itália do Norte (fr. Mario Vaccari), o vigário provincial da Província do Verbo Encarnado (fr. Paul Zikpi), o fr. Norbert Kouassi (da Costa de Marfim) e outros confrades da custódia.

Aos sete jovens postulantes os nossos votos de boa caminhada!

sábado, 17 de setembro de 2016

Grande festa na Custódia


A Custódia franciscana da Guiné quis fazer as coisas em grande pela ocasião da celebração dos 25 anos de profissão religiosa do seu Custódio e Vigário Custodial, respetivamente fr. Victor Luís Quematcha e fr. Armando Cossá. Foi assim que no dia 17 de setembro houve uma grande celebração eucarística, presidida pelos nossos dois bispos e concelebradas por numerosos padres. As outras províncias "irmãs" da Itália do Norte e do Togo quiseram marcar presença:
estavam presentes fr. Mario Vaccari (vigário provincial da província de S. António de Itália-zona Norte), fr. Paul Zikpi (vigário provincial da província do Verbo Encarnado) e fr. Norbert Kouassi (membro da mesma província, Costa de Marfim).

No curso da celebração houve entrega do prendas e de panos para os festejados e para os hospedes. A festa concluiu-se com um grande almoço no centro paroquial de Brá.


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Os franciscanos seculares refletem sobre a sua identidade



Nos dias 9 a 11 de setembro os leigos franciscanos da OFS (Ordem Franciscana Seculares) estavam reunidos em Nhoma para um encontro de reflexão e de programação do novo ano pastoral. Foram dias de trabalho duro e cansativo, mas frutuoso. No fim do último dia os 24 participantes estavam muito satisfeitos não só com os resultados obtidos mas também pela rica experiência de fraternidade e de alegria. Entre os participantes havia um casal que se prepara para celebrar o seu casamento no dia 4 de outubro na paróquia de Nossa Senhora de Fátima (Bissau) e onze que se preparam para a profissão da regra, sempre no mês de outubro. 


A ir. Valeria Amato celebra 50 anos de profissão religiosa



As irmãs franciscanas do Coração Imaculado de Maria da Guiné estavam em festa no dia 12 de setembro. O motivo? A ir. Valeria Amato, doutora muito conhecida e estimada, celebrava 50 anos de consagração religiosa no seu instituto religioso. A festa foi muito simples e intima, com poucos convidados, porque – como se sabe – a irmã não gosta de festejos. A festa teve lugar no quadro sugestivo do novo centro de saúde construído pelas irmãs em Nhacra-Teda, aldeia da paróquia de Nhoma, onde as irmãs planearam abrir uma casa.