segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Fr. Silvano regressou à casa do Pai

Na madrugada do primeiro dia de 2018, o fr. Silvano de Cao, depois de prolongada doença, nos deixou. Ele tinha nascido em Trissino (Italia) ao 24 de março de 1942. Muito cedo sentiu a vocação a ser frade franciscano entrando no seminário com 10 anos. Fez a profissão solene em 1965. No ano seguinte pediu para partir como missionário para a Guiné-Bissau. Chegou na Guiné a 28 de junho de 1967 juntamente com os freis Jorge Dalla Barba e Ernesto Bicego, enquanto estava em pleno curso a luta pela libertação nacional. Apesar das limitaçoes da guerra, o fr. Silvano continuou a sua obra de evangelizador, percorrendo as tabancas e levando medicamentos e géneros às povoaçoes duramente atingidas pelos combates.
Simples irmão leigo (= não sacerdote), o fr. Silvano era um verdadeiro missionário  "com a missão no sangue". Exerceu vários serviços, sendo uma pessoa polivalente: enfermeiro, carpinteiro, ecónomo e construtor. Passou longos anos em Quinhamel e Cumura. Nos últimos dois anos esteve em Nhoma, onde era ecónomo da fraternidade e chefe de obra.
Fr. Silvano era conhecido pela sua generosidade, simpatia e o trato afável e gentil. Tinha 75 anos de idade e estava em Itália desde o mês de abril para tratamento médico.


Motta di Livenza
Festa para os 50 anos de presença na Guiné.

Nenhum comentário:

Postar um comentário