terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Os Bispos publicam uma Mensagem para a Quaresma 2018

Dia de Jejum e Oração pela Paz
24 Horas para o Senhor

Irmãos e Irmãs nas Dioceses de Bissau e de Bafatá,

Com a liturgia de hoje, “Quarta-feira de Cinzas”, iniciamos o sagrado Tempo da Quaresma, um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração, penitência e caridade para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Dia de Jejum e Oração pela Paz

No Angelus do domingo, dia 05 de fevereiro, o Papa Francisco voltou a condenar a violência e convocou um Dia de Jejum e Oração pela Paz, dizendo: “diante da trágica continuação de situações de conflito em diversas partes do mundo, convido todos os fiéis a um Dia especial de Oração e Jejum pela Paz no dia 23 de fevereiro próximo, sexta-feira da Primeira Semana da Quaresma”. Em seguida disse: “O ofereceremos em particular pelas populações da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul. Como em outras ocasiões similares, convido também os irmãos e irmãs não católicos e não cristãos para se associarem a esta iniciativa nas modalidades que considerarem mais oportunas, mas todos juntos”.

“24 Horas para o Senhor”

Na sua Mensagem para a Quaresma 2018, o Papa Francisco anunciou “a iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, que convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística...nos dias 9 e 10 de março – uma sexta-feira e um sábado –, inspirando-se nestas palavras do Salmo 130: ‘Em Ti, encontramos o perdão’ (v. 4)”. O Papa acrescentou: “Em cada diocese, pelo menos uma igreja ficará aberta durante 24 horas consecutivas, oferecendo a possibilidade de adoração e da confissão sacramental”.

Na Diocese de Bissau, a igreja “São Pedro”, na Paróquia do Bairro d’Ajuda, Bissau, ficará aberta as 24 horas consecutivas. Na Diocese de Bafatá, será a “Capela da Missão Católica de Bafatá” a concretizar o apelo do Papa. Pedimos, no entanto, que mais igrejas permaneçam abertas as 24 horas e que todas abram suas portas o mais tempo possível. 

Unamo-nos ao Papa, concretizando seus dois apelos. Unamo-nos à nossa Conferência Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau que nos enviou a sua Exortação para esta Quaresma: “O Respeito e a Promoção do Bem Comum”. 

A todos nós, um bom Itinerário Quaresmal. 

Bissau, Bafatá, 14 de fevereiro de 2018.
Quarta-feira de Cinzas


Dom José Câmnate na Bissign
Bispo de Bissau
Dom Pedro Carlos Zilli
Bispo de Bafatá

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Fr. François, um grande no meio de nós


Fr. François Djondo, da província franciscana do Verbo Incarnado (Togo, Costa de Marfim, Gana, Benim e Burquina), deixou-nos no sábado passado. Estava gravemente doente, mas aceitou tudo com fé inabalável e plena confiança em Deus. Ele costumava repetir: "Eu estou tranquilo, porque procuro cumprir a sua vontade. Ele sabe o que faz e tudo o que acontece é pelo meu bem."
Desde 2011 ele estava na província franciscana das Marcas (Itália), como missionário. Com a sua simplicidade, carinho e simpatia ele tinha conquistado o coração da gente, que o amava como um filho. Homem de grande oração e trabalhador incansável, era um modelo e uma referência para o povoado de Montefiorentino, pequena comunidade da comuna de Fortino, onde os franciscanos das Marcas tem um mosterio (casa de retiros).
É aqui que agora ele esta' a descansar, na espera do dia da ressurreição, como um verdadeiro missionário.

Merci, frere François, tu étais un grand.