segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A OFS em reunião de programação

As três fraternidades seculares da Guiné-Bissau fizeram a sua reunião de programação no domingo passado, 29 de setembro, em Quinhamel. Estavam presentes doze membros, entre os quais os três ministros de Antula, Brá e Canchungo.

Na primeira parte o assistente espiritual apresentou o tema: "Batizados e enviados", que é o lema do mês missionário extraordinário (que começa no dia 1 de outubro) e também o tema do ano pastoral diocesano 2019-2020. Em seguida, depois do almoço partilhado, foi feita a programação do ano.

Todos os participantes concordaram que é preciso revitalizar a OFS, lançando novas iniciativas que sejam ousadas e adaptadas à realidade de cada contexto.


Braima Dabó: um exemplo de solidariedade


Braima Dabó, da Guiné-Bissau, ajudou o atleta Jonathan Busby, de Aruba, uma pequena ilha das Caraíbas, a terminar a prova eliminatória dos 5000 metros nos Campeonatos do Mundo de atletismo, no Qatar, que tiveram início durante a passada sexta-feira. 

A cerca de 250 metros da meta, Jonathan Busby, de Arruba, uma pequena ilha das Caraíbas, apresentou dificuldades para se manter em pé devido às altas temperaturas no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Dabó, do clube português Maia Atlético Clube, não deixou a situação passar em claro, voltando atrás para “carregar” o colega e concluírem a prova ao mesmo tempo.

Apesar de terem sido os últimos, com um tempo na casa dos 18 minutos, numa prova ganha pelo etíope Selemon Barega (13.24,69 minutos), os dois atletas receberam uma enorme ovação do público presente nas bancadas.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Ansu Fati já é uma lenda


Quantas vezes ouvi dizer na boca da gente: "Anós pretos, no ka bali" (nós, os pretos, não prestamos). Pois bem, a história de Anssumane Fati parece um conto de fadas, mas não é. 
Nascido a 31 de outubro de 2002 em Bissau, ele é um futebolista guineense que emigrou a Espanha quando tinha seis anos de idade. Lá ele evoluiou até se tornar um grande jogador, cobiçado pelos melhores clubes espanhóis. Hoje, com apenas 16 anos de idade, joga na primeira equipa do Barça, onde marcou dois golos em quatro jogos. 

governo espanhol decidiu, no dia 20 de setembro, conceder-lhe a nacionalidade espanhola, em vista do iminente campeonato do mundo de futebol "under 17" a ser disputado na América Latina.

Força, Ansu, estamos todos contigo! Deixá-nos sonhar um pouco. A África não é só pobreza e corrupção, ela é também talento e professionalidade.

Greta Thunberg, defensora do ambiente

Quem não tem simpatia pela jovem sueca de 16 anos Greta Thunberg? Apesar da sua jovem idade, ela  é muito conhecida pelo mundo fora pelas seus greves em defesa do ambiente, primeiro no seu país e agora na cena internacional. Nesta semana, que é a "Semana do ambiente", ela participou duma cimeira em Nova Iorque, onde lançou um forte grito a favor do planeta, denunciando a hipocrisia de muitos políticos, que gostam de esconder-se atrás das palavras, mas não fazem nada.

Não estou aqui para elogiar a Greta (ela não precisa disso), mas para que não a deixemos sozinha!! Explico-me melhor. Vejo uma tentativa dos média de isolá-la, de colocá-la num pedestal, de fazer dela uma "heroína". Com o resultado que todos os outros, nós, ficamos a admirá-la, mas não a seguimos.  E ela está a tornar-se numa moderna Joana de Arco a combater sozinha a sua batalha em favor do ambiente, mas com o risco de ficar "machucada", e até "avalada" pelos meios de comunicação social.

Façamos do seu sonho o nosso sonho! Como franciscanos, nós deveríamos estar na linha de frente - com a Greta - a defender a nossa Mãe Terra com todas as suas criaturas.


sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Três jovens fazem o seu ingresso no postulantado

No dia 18 de setembro, três jovens guineenses, cujos nomes são: Moisés Cutché, Juelson Sambú, e Sadam José da Silva, deram entrada no postulantado de Nhoma para iniciar a primeira etapa da sua formação franciscana. Todos fizeram um período de formação no seminário franciscano de Brá e agora, tendo completado os seus estudos, poderão começar a experimentar a vida franciscana numa comunidade de formação. A breve cerimonia do ingresso foi presidida pelo fr. Michael Daniels, conselheiro custodial, na ausência do custodio fr. Raxido, que viajou para Marrocos.

No entanto, dois jovens guineenses estão à espera de entrar oficialmente no noviciado, em Moçambique: Rei na N'Deckpa e Mário N'Bana.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Jovens franciscanos renovam votos temporários

A nossa jovem Custodia não via isso há muito tempo: a renovação dos votos de 16 (dezasseis) jovens frades. Foi o que aconteceu hoje em Brá, na igreja de S. João Batista. A cerimonia, presidida pelo nosso custódio fr. Raxido, contou com a presença de numerosos familiares e amigos vindos para encorajar os nossos no seu caminho vocacional. Na sua homilia, o fr. Raxido parabenizou os jovens pela coragem e pediu para que os presentes rezassem por eles, porque "o caminho é longo e cheio de perigos e dificuldades. Mas juntos podemos chegar à meta."

Todos os jovens fazem parte da comunidade de Brá, tendo como mestre o fr. Domingos Tchigna Infanda. Houve também três jovens que não renovaram os votos porque foram reorientados: Nho Surnate Quadé, Soares Mário Insumbo e José Francisco Tambá.



terça-feira, 3 de setembro de 2019

Fr. Gianfranco Gottardi celebra trinta anos de vida missionária

Fr. Gianfranco com a sua mãe
No dia 1 de setembro o nosso infatigável fr. Gianfranco celebrou em Motta di Livenza (Italia) os seus primeiros trinta anos de vida missionária, todos passados na Guiné-Bissau.
Tendo nascido a Ringwood (Australia) a 11 de dezembro de 1962, ele chegou a Guiné-Bissau em 1990, tendo servido em diferentes missões entre as quais Nhoma, Caboxanque, Canchungo e agora Cumura, onde é o guardião da fraternidade e o responsável  da informática do hospital-leprosaria.
Numerosos frades e amigos participaram do evento, em particular o ministro provincial fr. Enzo Maggioni.


domingo, 1 de setembro de 2019

Franciscanos fazem retiro anual em N'Dame

A Família Franciscana realizou mais um retiro este ano no quadro muito acolhedor e sossegado de N'Dame, onde está o centro de espiritualidade da diocese. O tema: "Identidade franciscana e seguimento de Jesus" foi desenvolvido pela ir. Salete Verónica Dal Mago, da congregação das Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, a qual se encontra a estudar ainda em Roma.

O retiro, que decorreu nos dias 25 a 30 de agosto, foi ótimo, segundo aquilo que disseram os participantes. Eles foram cerca de 45 entre freis, padres e irmãs.