segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Movimento dos focolares celebra 50 anos de presença na Costa de Marfim

Grande é a nossa emoção por participar pela primeira vez a este grande acontecimento: os 50 anos de presença do Movimento na Costa de Marfim. Nós da Guiné somos provavelmente os últimos nascidos, tendo uma história muito recente (cerca de 2005) e não estando ainda representados na nossa Diocese. Mas, claro, devemos crescer!!

Somos três, como os magos: Delfim Mendes, Sancos Na Tungue e fr. Renato Chiumento (franciscano, assistente do grupo). Vamos encontrar a presidente mundial (Margaret Karram) e o Co-presidente (Jesus Moran) do movimento e com eles celebrar 50 anos de amor, de carinho, de assistência sanitária, de caminho sinodal com a população da C. I. e de outros 23 países.

Fomos escolhidos para representar o movimento nesta grande comemoração. Estamos emocionados, pois é praticamente a nossa primeira saída ao público.


Sancos, Aurora (responsavel da Africa Ocidental e Central, Delfim e fr. Renato

O Co-Presidente Jesus Morano


sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Abertura do Ano Jubilar 2025 na diocese de Bissau

 
Também a nossa diocese decidiu abrir o Ano Jubilar no dia 29 de dezembro, de acordo com todas as dioceses do mundo. Foi o nosso bispo, D. José Lampra Ca' que presidiu a solene abertura, que foi precedida por uma procissão que desfilou pelas ruas principais de Bissau e culminou com a s. Missa na Sé-Catedral de Bissau. A cerimónia contou com a participação de muitíssimas pessoas vindas de todos os cantos da diocese.

O lema do Jubileu 2025, por decisão do papa Francisco, é centrado na virtude da esperança: "Spes non confundit - a esperança não engana" (Rom 5,5). 

Na sua mensagem à Diocese D. Lampra especifica as condições exigidas para lucrar a indulgencia deste Ano Jubilar: confissão, comunhão, visita de uma igreja "jubilar" (para a nossa diocese são três: Catedral de Bissau, santuário de N. Senhora em Cacheu e igreja de Mansoa) e reza de uma oração para o papa e uma outra oração para a Igreja.