Conheci dois jovens consagrados da “Família da Esperança”: Nelson Rosendo dos Santos e Marcio Geira. Eles fazem parte da grande família da “Fazenda da Esperança” que tem casas de recuperação para drogados, prostitutas e outras pessoas em conflito com a lei em todo o mundo. A Fazenda da Esperança é muito conhecida no Brasil, mas tornou-se famosa pelo mundo fora depois da visita do papa Bento XVI, em 2007. Mas como é que nasceu tudo isso?
Esta obra nasceu no Brasil no início dos anos 80 pela iniciativa dum franciscano alemão, o p. Hans Stapel, que queria ajudar os jovens drogados da sua paróquia a sair do círculo da droga e da criminalidade. Nasceu assim a primeira comunidade de recuperação, que uma jornalista apelidou de “Fazenda da Esperança”. Desde então as fazendas estão presentes em todos os continentes, inclusive a Africa (em Moçambique e Angola). O método utilizado para a recuperação dos jovens é simples e está baseado no amor evangélico e
Fr. Hans Stapel |
na vivência da Palavra de Deus em comunidade. Os resultados são extraordinários: a taxa de recuperação destes jovens é de 80 %. Nestes últimos anos nasceu também uma comunidade de leigos e leigas que se consagraram totalmente au serviço desta obra: a “Família da Esperança”, que foi aprovada em 2010 pelo Pontificio Conselho dos Leigos. Nelson e Marcio estão plenamente convencidos que o Evangelho e o amor são os remédios mais eficazes contra os males da sociedade moderna.
Quem quer conhecer pode consultar: www.fazenda.org.br
Nelson Rosendo, fr. Renato e Marcio Geira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário