Tive a sorte de participar no encontro dos animadores franciscanos de JPIC (=Justiça, Paz e Integridade da Criação). O encontro teve lugar em Nairobi (Kenya) de 15 a 18 de Fevereiro. É pena que somente sete das onze Entidades franciscanas estiveram representadas: Kenya, Congo-Brazzaville, Togo (Verbo Encarnado), Africa do Sul, Moçambique, Zimbabwe e Guiné-Bissau. O programa foi muito intenso e os assuntos interessantes. Na agenda de discussão havia três grandes temas: ecologia, justiça e paz e reconciliação. No fim, elaboramos algumas propostas concretas a implementar em cada país.
Ontem, durante uma pausa dos trabalhos, tivemos a oportunidade de fazer uma visita ao bairro de Kibera (um dos maiores bairros de lata de África, contando com cerca de 800.000 habitantes) e encontrar os membros duma pequena comunidade cristã.
A Lucy nos introduziu na sua casa e podemos conhecer melhor os problemas da gente no bairro e como os cristãos estão a ajudar para a sua solução.
Visitei também a sede da Universidade Católica da África Oriental (CUEA), cujo complexo é muito parecido com os “colleges” americanos ou ingleses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário