sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Obrigado, Senhor, pelo dom da vocação sacerdotal



No passado 27 de Outubro a minha fraternidade de Nhoma e as irmãs franciscanas quiseram celebrar e agradecer ao Senhor pelos meus 25 anos de sacerdócio. Foi uma festa simples, familiar. Na s. Missa eu reconheci que existe uma grande desproporção entre a grandeza do dom recebido e as limitações da minha pessoa. Pelo que eu procuro viver a atitude de Maria que respondeu ao anjo: “Eis-me. Sou um simples instrumento nas tuas mãos. Faz de mim o que quiseres.” Nestes 25 anos experimentei a beleza e as delusões da pastoral paroquial, o desafio do primeiro anúncio aos “pagãos”, as emoções do sacramento da confissão, a responsabilidade de preparar casais para o casamento (e de constatar que pelo menos dois já estão separados…). Procuro cada dia imitar o meu mestre, Jesus, o único verdadeiro pastor, que viveu uma vida de total entrega, até entregar-nos o seu próprio corpo e sangue.


Também a minha aldeia, no dia 12 de Julho, aquando da minha estadia na Italia, quiseram - antecipadamente - fazer festa comigo. Pela ocasião, a comunidade paroquial quis oferecer-me um livro feito de madeira, com algumas gravuras muito bonitas. Fiquei emocionado e surpreendido. Senti-me muito amado. Mas sobretudo senti o apoio e a simpatia de muitíssimas pessoas que rezam por mim. As suas orações me ajudam a ir para frente com coragem e fidelidade.



Festa na minha aldeia (12 de Julho)

Com os meus irmaos e irmas

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Aberta uma nova fraternidade franciscana em Dakar (Senegal)

Com muita alegria transcrevemos uma mensagem recebida da nossa Provincia franciscana Veneta que anuncia a abertura de uma nova fraternidade franciscana em Dakar, onde participam também dois irmaos da Guiné-Bissau: fr. Antonio Tchami e fr. José Infanda Nhaga. 

A nova presença começou no dia 2 de Outubro com a bençao solene do archebispo de Dakar D. Benjamin Ndiaye.
Venerdì scorso 2 ottobre a Dakar (Senegal) è stata ufficialmente avviata la nuova fraternità missionaria dipendente dalla Custodia di Guinea Bissau. All'inaugurazione erano presenti il Custode fr. Victor Quematcha e i frati Laurentino Okica Gomes e Papa Paulo Nanque, l'Arcivescovo di Dakar Benjamin Ndiaye, l'Abate del monastero di Koeur Mussa, il Custode del Marocco, i frati Domenicani, le suore Francescane dei Poveri e le suore Francescane Missionarie di Maria, che hanno tanto collaborato con i frati.
La cerimonia, presieduta dall'Arcivescovo di Dakar e animata dalle suore, è stata molto partecipata. 
Questa presenza vuole offrire un respiro più ampio e internazionale alla Custodia stessa e rispondere alle richieste insistenti della Famiglia francescana e del cardinale di Dakar. 
La nuova Fraternità è composta dai frati Vincenzo Brocanelli (Provincia Marchigiana), António Tchami (Custodia di Guinea Bissau), Célestin Nkongolo Ngoy (Provincia Congolese) e José Infanda Nhaga (Custodia di Guinea Bissau).

A fraternidade de Nhoma muda rosto



A nossa fraternidade conhece todos os anos alguma mudança. A novidade deste ano é a chegada do fr. Silvano de Cao, um “antigo combatente” que participou na guerra de libertação, tendo chegado no país em 1967. Ele é o novo ecónomo da fraternidade, mas também a nossa “memória” histórica, considerando os 48 anos de vida missionaria que ele passou na Guiné.
Chegaram também (do seminário menor franciscano) dois jovens, que irão continuar connosco a sua formação franciscana. Trata-se de Boner João Cá e José Francisco Tambá. A eles o nosso fraterno BENVINDOS.