O documento "Fiducia supplicans sobre o significado pastoral das bênçãos", publicado na segunda-feira, 18 de dezembro, pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, está a criar muitas reações negativas dentro da Igreja. E, no entanto, a doutrina não foi minimamente tocada, a posição da Igreja não mudou. Simplesmente a Igreja, que é mãe, quer aproximar-se mais de tantos casais que convivem e por várias razoes não podem casar-se sacramentalmente.
Quero aqui mencionar, entre outras, a resposta positiva geral no mundo católico alemão. O presidente da Conferência Episcopal Alemã (DBK), dom Georg Bätzing, publicou uma apresentação do documento no site oficial:
"Dou as boas-vindas a esse documento e sou grato pela perspectiva pastoral que ele traz. Em Fiducia supplicans, explica-se que, em princípio, é possível e permitido que o pastor ordenado atenda aos desejos dos casais que pedem uma bênção para seu relacionamento, mesmo que não vivam de acordo com as normas da Igreja em todos os aspectos. Isso significa que uma bênção pode ser dada a casais que não têm a possibilidade de celebrar um casamento na igreja por causa de um divórcio, por exemplo, e a casais do mesmo sexo".
É possível consultar este documento no seguinte website: https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2023/12/18/0901/01963.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário