O santo padre papa Francisco canonizou hoje (20 de outubro de 2024) na praça de S. Pedro os Beato Emanuele Ruiz e dos sete Companheiros da Ordem dos Frades Menores, bem como os Beatos Francisco, Mooti e Raphael Massabki, fiéis leigos maronitas, Mártires de Damasco em 1860.
O evento do martírio dos onze Beatos Mártires candidatos à canonização situa-se no contexto da perseguição contra os cristãos que ocorreu na cidade de Damasco em 9 de julho de 1860 e causou milhares de vítimas. Naquela mesma noite, um comando de desordeiros, animado por um ódio religioso profundamente arraigado, conseguiu penetrar por uma porta escondida, indicada por um traidor, no convento franciscano de San Pablo. Lá, oito Frades Menores - sete de nacionalidade espanhola e um de nacionalidade austríaca - e três cristãos leigos maronitas, irmãos entre eles, foram barbaramente massacrados. Foi claramente uma morte de mártires: de fato, antes de infligir brutalmente os golpes mortais nas onze vítimas, os agressores pediram que renunciassem à fé cristã e abraçassem o Islã, um convite que recusaram decisivamente.
O renascimento da Causa foi possibilitado pela crescente reputação de martírio e pelo crescente número de sinais atribuídos à intercessão dos onze Mártires de Damasco, bem como pela disseminação de seu culto. A isto associava-se a esperança de que a sua canonização pudesse ser uma mensagem de diálogo, de paz e de unidade no contexto do Médio Oriente, que se torna menos sereno e mais agitado pelos ventos da guerra.
Para este fim, o Santo Sínodo dos Bispos Maronitas apresentou ao Papa Francisco em 2022 um pedido de canonização dos Beatos Mártires Massabki, expoentes heróicos da santidade leiga maronita. Os Superiores Maiores da Ordem dos Frades Menores, o Ministro Geral e o Custódio da Terra Santa também se uniram ao apelo, pedindo a Canonização para todo o grupo dos onze Mártires de Damasco, sublinhando a iminência do oitavo centenário da morte de São Francisco de Assis, 1226-2026, que assim seria honrado com a canonização de oito de seus dignos filhos. O Papa Francisco, em 23 de março de 2023, autorizou o procedimento especial para a redação e estudo da peculiar Positio super Canonizatione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário