segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Wuhan - Os franciscanos estão presentes há mais de 100 anos

Um dos primeiros hospitais designados para tratar a epidemia de Coronavírus foi o Hospital Jinyintan de Wuhan - anteriormente conhecido como Hospital de Doenças Infecciosas de Wuhan. Quando foi fundada em 1926, foi chamada de Hospital Católico em Memória do Padre Mei, em Hankou. Padre Mei Zhanchun era o nome chinês dado a um frade missionário italiano Pascal Ange (Angelicus) Melotto, OFM (1864-1923), nascido em Lonigo, que entrou na Ordem em 1880 (Província de San Francesco) que veio para a China em 1902. "Mei" é o caracter chinês para "ameixa".

Melotto esteve envolvido em alguns conflitos locais e foi sequestrado em 1923. Sendo estrangeiro, foi necessário um grande resgate e as embaixadas italiana e francesa. Durante o sequestro, ele foi transferido várias vezes entre as províncias de Hubei e Henan e morreu três meses depois, quando um dos sequestradores lhe deu um tiro no estômago com uma bala envenenada. Pouco antes de morrer, ele confidenciou: “Estou feliz por morrer pelo povo chinês. Eu morava na China para os chineses e agora estou feliz em morrer por eles ".

No passado, se um missionário estrangeiro tivesse sido morto, seu país natal teria exigido uma enorme compensação da China, dando a impressão de que a Igreja estava do lado do imperialismo. Em 1919, no entanto, o Papa Bento XV emitiu a ilusão Máxima que alertou para a união entre colonialismo e religião. Por esse motivo, o primeiro delegado apostólico na China, Celso Costantini, insistiu que um hospital em homenagem a Melotto deveria ter sido construído no lugar das concessões concedidas ao recém-estabelecido governo de Mussolini. Seus restos mortais foram então transferidos para uma estrutura memorial chamada Plum Pavilion (Plum Pavilion, "mei").

O Hospital em Memória do Ir. Mei, um dos cinco hospitais católicos locais, desempenhou um papel importante no atendimento aos pobres em Hankou. Em 1949, havia 150 leitos, duas clínicas, 20 Irmãs Franciscanas da Doutrina Cristã e 7 enfermeiras. Em 1952, quando todos os missionários foram expulsos, o hospital foi confiscado e recebeu outro nome. Em 2008, o edifício original foi destruído e o hospital foi transferido para outro local no Hospital Jinyintan de Wuhan. O Pavilhão da Ameixa (o Pavilhão da Ameixa) foi desmontado, esperando ser reconstruído um dia…. e também a presença missionária franciscana aguarda a possibilidade de continuar de onde parou!


2 comentários:

  1. According to Stanford Medical, It's indeed the SINGLE reason this country's women get to live 10 years more and weigh 42 lbs less than us.

    (And actually, it really has NOTHING to do with genetics or some secret-exercise and really, EVERYTHING about "how" they eat.)

    BTW, I said "HOW", not "WHAT"...

    CLICK this link to reveal if this little quiz can help you decipher your true weight loss possibility

    ResponderExcluir
  2. According to Stanford Medical, It's really the one and ONLY reason women in this country live 10 years longer and weigh an average of 42 pounds lighter than we do.

    (And really, it really has NOTHING to do with genetics or some hard exercise and EVERYTHING to do with "HOW" they eat.)

    BTW, What I said is "HOW", not "what"...

    Click on this link to find out if this short quiz can help you discover your true weight loss possibilities

    ResponderExcluir