terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Familia Franciscana celebra o seu retiro anual


Como todos os anos, a família franciscana celebrou o seu retiro a N’Dame, o centro de espiritualidade da diocese de Bissau, de 12 a 16 de Setembro. O orientador foi o fr. Victor Henriques Farinha, frade menor português da fraternidade de Cumura, a trabalhar na Guiné como médico. Escolheu como tema o documento de papa Bento XVI “A palavra de Deus na vida da Igreja”. Os 33 participantes, pertencentes aos sete institutos franciscanos presentes na Guiné, ficaram entusiastas com o conteúdo e o programa do retiro, mas também com a ousadia do pregador que propôs um jejum no ultimo dia.


No dia 17 houve o “Dia franciscano”, onde participaram também os nossos irmãos e irmãs da Juventude franciscana (JUFRA) e da Ordem Franciscana Secular (OFS). O encontro foi a ocasião para trocar notícias, experiências e informações sobre a vida das nossas diferentes comunidades religiosas e movimentos.

sábado, 3 de setembro de 2011

Encontro com o bispo de Tripoli, D. João Martinelli

Esta semana tive a sorte, ou melhor, a graça de encontrar o bispo D. João Martinelli, franciscano, vigário apostólico de Tripoli desde 1985. Foi um encontro marcante. O Senhor bispo contou-me da situação dramática em que se encontra a comunidade cristã da Líbia. É uma comunidade “em diáspora”, formada exclusivamente de estrangeiros, pois o país é islamizado a 100 %. E no entanto, esta comunidade deveras internacional, é muito viva, lutadora. As irmãs (todas estrangeiras), por exemplo, testemunham a sua fé com inúmeros actos de amor, de partilha, de serviço. Elas não tem nenhuma pretensão de evangelizar, de converter – uma coisa proibida -, simplesmente testemunham Deus com a sua presença discreta, silenciosa, serviçal. 

Fr. Renato, D. Joao Martinelli e a Rosina, leiga consagrada