quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Em Assis o 3° encontro de oração pela paz com as grandes religiões


No próximo 27 de Outubro terá lugar o 3° encontro de oração pela paz, à distância de 25 anos do primeiro histórico encontro promovido pelo saudoso papa Joao Paulo II. Também Bento XVI decidiu convocar em Assis este novo encontro, convidando os chefes religiosos do mundo inteiro. A escolha de Assis é muito significativa pois é a cidade onde nasceu S. Francisco, o “Irmão universal”, o homem da reconciliação e da paz.
Para quem quiser unir-se ao papa e aos representantes das grandes religiões do mundo durante este dia de oração e de jejum, o Website: http://spiritodiassisi.wordpress.com oferece abundante material em varias línguas. Os franciscanos, em particular, são convidados a não deixar passar despercebida esta data tão significativa para eles.
Na carta de convocação da Conferência da Família Franciscana os ministros das diferentes famílias franciscanas escrevem:
Irmãos e irmãs, o legado de Francisco e Clara guiaram o Santo Padre a escolher Assis como o lugar do evento original, tornando-se conhecido como O Espírito de Assis. Rezemos para que, durante a celebração deste aniversário, possamos ser inspirados a renovar o espírito dos nossos Santos Fundadores, que nos conduz a curar as feridas que afligem nosso mundo hoje. Que a Celebração do 25° aniversário do Espírito de Assis possa nos ajudar a revitalizar nossa vida e nossos trabalhos. Como Francisco e Clara, possamos oferecer testemunho e serviços vibrantes na construção de um mundo mais justo e pacifico

O encontro em Assis de 27 de Outubro de 1986

terça-feira, 4 de outubro de 2011

S. Francisco continua fascinando todo o mundo


Hoje a nossa comunidade franciscana celebrou a festa de s. Francisco de Assis, o irmão universal, o santo que o mundo inteiro admira pelo seu estilo de vida pobre, simples e solidário. Sem fazer barulho e querendo simplesmente viver o Evangelho, a partir do povo e com o povo, ele lançou una revolução que continua a fascinar milhares de pessoas em todo o mundo. Todas as criaturas eram suas irmãs, até a doença e a morte. Conseguiu reconciliar povoações divididas, o homem e o lobo, o cristão e o muçulmano, o governador e o bispo, a Igreja e o povo. 
 Dele nasceram várias famílias religiosas e laicais que continuam hoje o seu sonho de restituir ao mundo a “paz”, quer dizer a reconciliação com Deus e entre as suas criaturas, e o “bem”, a harmonia originaria do jardim do Eden.  
Celebraçao do "transitus" na igreja paroquial de Bra