sábado, 22 de setembro de 2012

Entrada de cinco postulantes em Nhoma


Nhoma é uma pequena tabanca de cerca de mil habitantes na estrada entre Bissau e Mansoa. Os franciscanos estão lá desde 1980. Actualmente há cinco comunidades cristãs (Nhoma, Nhacra, Quidé, Cumeré e Dugal) com catequese e s. Missa dominical.
Na terça-feira passada, a comunidade franciscana de Nhoma recebeu cinco jovens "postulantes", que irão fazer um ano de experiencia de vida com aquela fraternidade. Os seus nomes são : Fodé, Braima, Imelson, Viriato e Chete. Todos receberam uma  primeira iniciação à vida franciscana no nosso seminário menor. A eles os nossos parabéns.


A comunidade de Nhoma com os postulantes (no centro, fr. Victor Quematcha, custodio)

sábado, 8 de setembro de 2012

Dois jovens franciscanos engajam-se definitivamente


A nossa paróquia foi mais uma vez palco de um acontecimento importante: a profissão solene de dois jovens franciscanos.  Talvez seja oportuno explicar - para os não entendidos - o que é uma “profissão solene” (ou “perpetua”, como alguns preferem dizer): é o engajamento definitivo num instituto religioso. Este compromisso é para sempre, engaja para toda a vida. Para isso há uma preparação de vários anos antes de se chegar a esta etapa. 





Hoje fr. Benicio Luís N’Fitcha e fr. Boaventura da Silva deram o passo decisivo e definitivo. A alegria era grande no rosto deles. Finalmente podiam coroar o sonho cultivado durante longos anos: consagrar a própria vida a Deus e ao serviço do seu Reino. Os dois já foram destinados às fraternidades de Caboxanque (fr. Benicio) e Canchungo (fr. Boaventura). Ambos serão diretores da escola da missão que lá se encontra. A eles os nossos parabéns e os votos de “força e coragem”.  

domingo, 2 de setembro de 2012

A capela de S. Agostinho (Hafia) é abençoada pelo bispo D. José


Foi hoje, na ocasião da festa do seu padroeiro, que o bispo D. José Camnate na Bissign abençoou a capela da comunidade cristã de S. Agostinho, em Hafia. A cerimónia contou com a presença de numerosos fiéis vindos da paróquia de Brá e dos arredores. Também a televisão nacional veio para fazer uma reportagem; por outro lado, a s. Missa foi transmitida pela radio católica “Sol mansi”.
É a salientar que a comunidade de Hafia surgiu na metade dos anos 90 pela iniciativa das irmãs Clarissas Franciscanas Missionarias do Santíssimo Sacramento, que lançaram a catequese. Depois veio a celebração da s. Missa (a primeira celebração foi a 16 de Novembro de 2003, ao ar livre). A construção da actual capela começou em 2008, passando a ser utilizada a partir de 2009. Hoje foi coroado um sonho longamente desejado pelos fieis daquela comunidade: ter um próprio lugar de culto, acolhedor e funcional, onde encontrar-se para rezar e celebrar a própria fé em conjunto.
Estavam presentes também quatro muçulmanos da comunidade islâmica de Hafia.
Irmas e fieis da comunidade S. Agostinho de Hafia
A capela ainda em construção (2008)
D. José entrevistado pela televisão nacional
A comunidade em festa

sábado, 1 de setembro de 2012

Acabou o curso de formação dos catequistas de Brá


Depois de duas semanas (de 20 a 31 de agosto), concluiu-se ontem o curso anual de formação dos catequistas de Brá. Foram duas semanas bem participadas, com uma media de 150 presentes, divididos em duas categorias: iniciantes e experientes. A satisfação era evidente ontem, no momento da prova final escrita. Todos estavam satisfeitos do nível dos ensinamentos e dos formadores. Alguns deles (leigos) foram convidados a dar formação aos catequistas pela primeira vez. O curso ofereceu alguns ensinamentos sobre: catecismo da Igreja Católica, Bíblia, moral, direitos humanos, metodologia, espiritualidade, directório catequético, liturgia.