sábado, 25 de outubro de 2014

Falecimento do Fr. GIORGIO DALLA BARBA, OFM


COMUNICADO A ORDEM DOS FRADES MENORES (FRANCISCANOS)

A Custódia “S. Francisco de Assis” da Guiné-Bissau, comunica a todos o Falecimento do P. Jorge Dalla Barba. Encontrava-se internado no hospital de Negrar (Itália) e em recuperação do seu estado débil, quando teve uma paragem cardíaca não conseguindo superar, partiu para a casa do Pai. Tinha 78 anos, dos quais 46 vividos na Guiné-Bissau, onde prestou um generoso serviço aos irmãos, à Igreja e ao Povo que serviu com muito amor e dedicação. 
P. Jorge chegou à Guiné-Bissau em 19 de abril de 1967, sendo destinado para a missão de Quinhamel. Em 1974 foi nomeado, pela primeira vez, Superior Regular da “Fundação Missionária OFM” da Guiné-Bissau (o antigo nome da atual Custódia). Distinguiu-se entre os confrades pela sua paciência, simplicidade, cortesia, atenção aos pobres e zelo apostólico. Um verdadeiro frade menor. Tendo em conta as suas múltiplas qualidades, foi várias vezes escolhido como guardião e pároco, e exerceu o cargo de Superior Regular da Fundação Missionária durante três mandatos: 1974-1983; 1989-1998; 1998-2001. 
Foi um verdadeiro marco da nossa história da Província Véneta em terras da Guiné-Bissau.  
O seu funeral será celebrado dia 25 de outubro (sábado) pelas 10.30 horas, em Chiampo, Itália, onde vivia atualmente depois de ter deixado a Guiné-Bissau em 16 de fevereiro último. 
Também nós seus irmãos franciscanos celebraremos a Missa de 7º dia na próxima quarta-feira, dia 29 de outubro, na Missão de Cumura, onde ele passou a maior parte da sua vida na Guiné. 
Convidamos para rezar connosco todos os cristãos e amigos do P. Jorge Dalla Barba para que o Senhor lhe dê a sua recompensa pelos tantos trabalhos realizados em benefício do Povo Guineense. 

Fr. Victor Luis Quematcha, custodio

Bissau, 24 de outubro de 2014           


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Visita dos irmãos do fr. Renato à missão de Nhoma



Na nossa família nós somos três irmãos: Mário, Renato e Gianni (=João), e duas irmãs: Anna Maria e Fabiola. Até agora só Gianni tinha vindo visitar-me (em 2010) com a sua mulher e a filha. Desta vez decidiram vir todos dois os meus irmãos com as suas mulheres (Anna Lisa e Emiliana) e a filha de Gianni (Francesca), juntamente com um amigo de escola, Bruno. Ao todo seis pessoas. A visita durou de 6 a 18 de Outubro. Foram doze dias ricos de visitas, encontros e actividades úteis. Visitamos Bissau, Cumura e algumas aldeias da paróquia; tivemos o tempo de jogar a bola com os jovens de Nhoma (debaixo da chuva), de limpar o centro nutricional e pintar o jardim da paróquia com personagens tirados do “Livro da jungla” de Walt Disney. Noutras palavras, foram alguns dias de férias “alternativas”.
Constataram que o famoso vírus ébola ainda não está na Guiné-Bissau e que a população está a fazer um grande esforço para que não chegue.
A todos seis o nosso obrigado e até breve. 





quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Setor pastoral de Oio em reunião

No inicio do novo ano pastoral o setor pastoral de Oio reuniu-se em Nhoma pela sua primeira reunião. Estavam presentes as quatro paróquias de Mansoa, Bissorã, Farim e Nhoma com os seus representantes, no total 17 membros. A ir. Angela, coordenadora da comissão da pastoral familiar, apresentou aos participantes o Sínodo sobre a família com os seus multiplos desafios.
Também neste ano há algumas novidades no setor: o p. Daniel Aliu Mané deixa Farim para a nova missão de Cacine (a ser aberta no mês de novembro); o diácono Manuel, dos oblatos de Maria Imaculada, está de experiencia para um ano em Farim; e finalmente a comunidade de Nhoma recebeu três novas irmãs: Elvira, Nélida e Silvia.
O p. Daniel (no centro) deixa no fim do mês para Cacine

O diácono Manuel

Dois jovens franciscanos fazem votos solenes



No passado dia 4 de Outubro, festa litúrgica de S. Francisco de Assis, dois jovens franciscanos guineenses, fr. António Tchami e fr. Máximo Capina, fizeram a sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores. A cerimónia foi presidida pelo ministro provincial dos franciscanos da Provincia de Veneza (Italia), da qual depende a Custódia da Guiné-Bissau. A celebração eucarística foi animada pela coral da paróquia de Cumura, que também preparam as danças. Um momento muito tocante  foi quando os familiares dos dois frades deram a sua bênção e deixaram os dois jovens juntar-se à nova família franciscana.