quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

P. Mario Faccioli, uma vida consagrada à missão

O p. Mario Faccioli é muito conhecido pelo povo da Guiné-Bissau tendo consagrado a maior parte da sua longa vida à evangelização desta população da África ocidental.
Ele chegou à Guiné em 1956 e regressou definitivamente à Itália em 2008, tendo passado 52 anos da sua vida neste país. Ele mesmo deixou um pequeno livro de memorias das suas experiências missionárias: "Uma vida missionária em Guiné-Bissau: 1956-2008".


Missionário do PIME, o p. Mário destacou-se sempre pela sua mansidão, paciência e profunda sabedoria que lhe valeram a nomeação a responsável regional do PIME e a vigário episcopal da diocese. Mas a sua maior obra é provavelmente o centro de espiritualidade de N'Dame, nos arredores de Bissau, que funciona atualmente como centro de retiros, palestras e encontros de formação para as duas dioceses.
O p. Mário tinha também um amor e uma devoção especial à Virgem Maria, sob cuja proteção tinha colocado a sua vida missionária. Que a Mãe do Céu interceda por ele e por todos nós ainda no campo de batalha.