sexta-feira, 27 de julho de 2018

O carisma de S. Francisco alastra na Africa

Estádio da FNB, em Soweto
S. Francisco - como todo o mundo sabe - é um santo universal, cuja mensagem alastrou no mundo inteiro ganhando a simpatia dos adeptos das outras religiões. Também na África ele tem os seus admiradores, entre os quais muitos leigos, casados ou não, e jovens que se reconhecem no seu estilo de vida pobre e fraterno. Estou a falar da OFS (=Ordem franciscana secular) e da JUFRA (=Juventude franciscana) que realizaram nesta semana o seu 1° Congresso Pan-Africano. Foi uma experiência que não é exagerado definir "histórica", enaltecida pela presença do Ministro Geral da OFS (Tibor Kauser), dos quatro assistentes espirituais gerais (OFM, OFMConv, OFMCap e TOR) e de três conselheiros gerais.
Visita ao Memorial of Hector Peterson
A delegação da Guiné-Bissau: José Elias Vasconcelos, Leni João Bassangue e fr. Renato
Os participantes foram 116, vindos de 22 países de África. A maioria eram da OFS, mas havia também uma pequena representação da JUFRA, limitada em número por razões económicas. Houve pessoas (Zâmbia, Moçambique) que viajaram dois dias de autocarro para poderem participar. O local do encontro foi o centro de formação "Padre Pio" dos frades capuchinhos em Rietvalleirand (Johannesburg), na África do Sul.Tudo foi extraordinário: o ambiente, o acolhimento, os temas, os momentos de recreio, o espírito de fraternidade entre todos. Foi una experiência inesquecível, fantástica. Apesar das origens e culturas muito diferentes, fizemos a experiência de sermos uma única família: a família de Francisco e Clara de Assis.





quarta-feira, 18 de julho de 2018

Primeiro congresso pan-africano da OFS e JUFRA

Estamos a caminho da África do Sul, onde vai ter lugar o 1° Congresso Pan-Africano da OFS (=Ordem Franciscana Secular) e JUFRA (=Juventude Franciscana). Somos três da Guiné-Bissau: Leni João Bassangue, representante da JUFRA, José Elias Vasconcelos, representante da OFS, e fr. Renato Chiumento, assistente espiritual da OFS. Para nós é uma grande emoção participar dum evento que não é exagerado de definir "histórico".
O congresso, que começa no dia 20 e termina no 25, deveria contar com a presença de 120 participantes dos quatro cantos de África.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Concluiu-se o IV capítulo custodial

Os frades menores da Guine-Bissau concluiram na passada sexta-feira o seu IV capítulo custodial, que foi presidido pelo Fr. Mario Favretto, ministro provincial da Itália do Norte. Resultaram eleitos como responsáveis os seguintes frades:
- Custódio: Fr. Raxido Marcelo dos Santos;
- Vigário: Fr. Victor Luís Quematcha;
- Conselheiros: Fr. Michael Daniels; Fr. Laurentino Okica Gomes; Fr. Domingos Tchigna Infanda.
A reunião decorreu num clima muito fraterno. O documento final que recolhe os frutos do capítulo apresenta também uma série de "propostas" que, se implementadas, ajudarão a custódia a tornar-se independente num breve espaço de tempo. É aquilo que todos esperam e desejam, com a ajuda de Deus.