quinta-feira, 7 de maio de 2020

Guiné-Bissau: o vírus que não existe!

Apesar de a Guiné-Bissau ser um país africano muito religioso, que crê na existência dos espíritos, o povo em geral não acredita na existência do Corona vírus. Esta afirmação parece exagerada, mas não é.
O homem da rua, por exemplo, diz que é uma "invenção" dos brancos. Por que razão os brancos inventariam um vírus que está a matar milhares de pessoas nos seus próprios países, ele não sabe dizer. Há também pessoas mais "cultas" que afirmam que o vírus existe, mas... que Deus vai nos proteger ao ponto que "ninguém irá morrer por causa dele" (o que simplesmente não é verdade: já temos três mortos, segundo foi anunciado no boletim de ontem pela Comissão técnica ministerial que se ocupa de monitorar a situação no país).


Mas é sobretudo passeando na rua que a gente se dá conta que efetivamente o povo não está minimamente preocupado com o Corona vírus: pessoas que andam sem máscaras, as distâncias não são respeitadas, grupos de jovens a jogar bola no campo, etc. A sensação é que o vírus existe só para os europeus, não para os africanos. De facto, só bancos e supermercados procuram aplicar as disposições do governo: distâncias, máscaras, lavagem das mãos.

Vamos falar das pessoas contaminadas. Segundo anunciado pela comissão, seriam - até à data presente - 475. Mas onde estão elas? Ninguém sabe. Não estão nos hospitais, onde falta tudo: as estruturas de acolhimento, o oxigênio, os respiradores, etc. Foi dito que estão num hotel da capital. Pode ser, mas, segundo as nossas informações, as pessoas que lá estão vão e vem à vontade. Não só, o primeiro ministro Nuno na Biam passou lá uma semana e depois... foi declarado curado e demitido!!

Chegou o remédio milagroso do Madagáscar
Falando agora dos tratamentos, mais uma vez o vírus é tratado com extrema ligeireza, ao ponto que como remédio o governo pensou comprar um grande quantitativo de "chá de ervas", produzido no Madagáscar (que não foi testado e - segundo a OMS - não é seguro).

Em resumo, parece mesmo que o Corona vírus não exista nesta parte de África. Ou, se existe, decidiu poupar a população da nossa região, que já padece de muitas outras doenças sem que tenha meios para combatê-las. Quer dizer que mesmo o Corona vírus está a ter piedade de nós!!