terça-feira, 28 de setembro de 2021

Duas irmãs franciscanas fazem engajamento definitivo

As irmãs franciscanas do Coração Imaculado de Maria organizaram uma cerimónia muito bonita, solene e festiva para a profissão perpétua de duas irmãs: Maria Paulina Leocadia Té e Maria Quinta Santos Moreira. Aconteceu no dia 25 de setembro, pelas 9h30 na paróquia de S. Francisco de Assis, Cumura.O rito foi presidido pelo administrador apostólico da diocese, D. José Lampra Cá, com cerca de dez padres concelebrantes. Como a madre geral, ir. Maria Tita, não conseguiu participar, os votos solenes foram recebidos pela sua representante na Guiné: a ir. Maria Luigina Di Minico.

As duas irmãs fizeram praticamente o mesmo percurso formativo e até agora estão a estudar juntas, tendo completado o 2° ano de teologia no Seminário Maior diocesano. Todas duas se fazem apreciar pela sua simpatia, alegria e modestia. 

A ir. M. Paulina nasceu a 3 de janeiro de 1988, enquanto ir. M. Quinta nasceu a 15 de maio de 1987. 

 
Ir. Maria Paulina Leocadia Té

Ir. Maria Quinta Santos Moreira




terça-feira, 14 de setembro de 2021

Renovaço de votos no tempo do COVID -19

 
 
Este ano, a cerimónia de renovação de votos dos nossos jovens frades foi diferente dos anos anteriores. Aconteceu em Brá, bairro periférico de Bissau, onde se encontra a nossa casa de formação, no dia 13 de setembro. Devido à pandemia que continua a semear doenças e morte, foi decidido que a cerimónia ia ser realizada a portas fechadas, quer dizer, sem concurso de povo. E assim, numa igreja completamente vazia, os nossos catorze jovens frades prometeram a Deus de viverem mais um ano na castidade, pobreza e obediência.

 


 

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Testemunho de vida


 Estou a escutar um profeta do nosso tempo: chama-se D. Christian Carlassare, missionário comboniano. Trabalha no Sul-Sudao há cerca de vinte anos. No passado 8 de março foi nomeado pelo papa Francisco bispo de Rumbeck. É neste momento o mais novo bispo italiano: tem 43 anos. 

Devia ser consagrado bispo em maio, mas no dia 25 de abril foi baleado com quatro tiros nos pés. No dia 2 de setembro de 2021 veio dar o seu testemunho de missionário na igreja paroquial de Malo. Ele conta regressar no mês de novembro para o Sul-Sudao. 

O seu atentado não é isolado. No mês passado duas irmãs foram mortas num atentado; três padres diocesanos foram recentemente espancados a sangue. 

D. Christian não esconde o seu medo em regressar, mas mais forte é o desejo de oferecer reconciliação e paz neste canto do mundo, que acaba de sair de cinquenta anos de guerra (1955-2005).


quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Dossier de Nigrizia sobre a Guiné-Bissau

Quero informar sobre um "dossier" da revista Nigrizia dos combonianos sobre a Guiné-Bissau no número de setembro 2021. São 16 páginas muito estimulantes onde também eu dei a minha contribuição  com um artigo sobre a situação religiosa, em particular sobre o diálogo inter-religioso.

Para quem estiver interessado é possivel descarregar on-line clickando neste link: https://www.fondazionenigrizia.org/prodotto/nigrizia-settembre-2021/. Custa 4,00 €.

Posso também enviar pelo e-mail, se alguém quiser.