quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Partiu o velho combatente e missionário fr. Ernesto Bicego

 

 Era o nosso missionário mais antigo, tendo vivido 55 anos na Guiné-Bissau. Natural de Valdagno, perto de Vicenza, onde nasceu em 5 de agosto de 1941, ele sentiu muito cedo o apelo a partir missionário e respondeu com entusiasmo. Era o ano de 1967. Chegou à Guiné juntamente com dois confrades: fr. Silvano de Cao e fr. Jorge Dalla Barba: todos três estão agora no céu, saboreando os frutos do seu trabalho. 

Em Itália, antes de partir, tinha feito um curso de enfermagem, mais depois de algum tempo teve de regressar à Italia para fazer um curso de mecânica (1971-1973) em vista de assumir a oficina-mecânica de Cumura. Mas as surpresas não tinham acabado, porque lhe foi pedido de estudar para ser ordenado padre. Ele de facto será ordenado sacerdote pelo bispo D. Settimio A. Ferrazzetta em 26 de junho de 1982: o primeiro padre da nova diocese que acabava de ser erigida. 

O fr. Ernesto trabalhou sobretudo nas missões de Cumura e Quinhamel, lançando vários projetos de ajuda às povoações locais: cooperativas de pesca, escolas, conserto de bolanhas (arrozais) e muito mais. A sua mente era um vulcano em erupção, que mandava continuamente lava. Era foi o fundador da escola de Cumura, que conta hoje 1.500 alunos e foi também o diretor da escola de Blom (2012-2020). 

Nos últimos tempos a sua saúde não era boa, por isso foi-lhe aconselhado de voltar à Itàlia para tratamento (maio de 2022). Mas o seu desejo era de morrer aqui, na sua amada Guiné. Não foi facil para ele deixar tudo e partir sem saber se ia voltar. Infelizmente, morreu de repente no dia 2 de dezembro de 2022. 

Obrigado, fr. Ernesto, e que o Pai do céu seja misericordioso contigo, como tu o foste com a nosso povo.

 

terça-feira, 19 de abril de 2022

Encontro de formação permanente é realizado em Bra '


 Os frades da custódia tiveram o seu primeiro encontro de formação permanente depois de pelo menos dois anos de interrupção, por causa da pandemia do coronavírus.

O evento ocorreu em Bra', nos arredores de Bissau, no dia 19 de abril na parte da manhã. O orador foi o fr. Papa Paulo Nanque, que tratou o tema de "A fraternidade: respeito e discrição". Foi sublinhado a necessidade de saber compreender e proteger o irmão, praticando a solidariedade fraterna. Exceto naturalmente o caso de erro ou desvio da nossa vida, em que se torna evidente a correção fraterna, praticada com humildade e diligência, como diz a Regra não Bulada (cf. 5, 5).  

                   Fr. Michael e fr. Papa Paulo

sexta-feira, 18 de março de 2022

O fr. Joaquim Ialá foi para a casa do Pai

O fr. Joaquim Ialá, mais conhecido como fr. Kido, nos deixou hoje. Estava muito doente, mas nunca se queixava do seu sofrimento. A parte os últimos dias em que lhe escapou esta frase: "Hoje estou péssimo". 

Nascido em Pefine (setor de Prabis, região de Biombo) a 25 de dezembro de 1960, fez a sua profissão temporária em 1986 e solene em 1994. Foi ordenado padre em 22 de abril de 1995. 

terça-feira, 15 de março de 2022

Fr. Lucas Alberto Djata, franciscano menor, é ordenado padre

 No sábado passado (12 de março) o bispo D. José Lampra Cá da diocese de Bissau ordenou padre um jovem franciscano menor, fr. Lucas Alberto Djata, da Custódia de S. Francisco de Assis na Guiné-Bissau. A solene cerimónia teve lugar em Bissau, na paróquia de S. João Batista de Brá, e contou com a presença de muitos padres, irmãs e de numerossíssimos leigos. O grupo coral foi espectacular, assim como o grupo de dançarinhos e dançarinhas.
O fr. Lucas é atualmente membro da fraternidade de Quinhamel.

terça-feira, 1 de março de 2022

A ir. Ernestina Squizzato volta à casa do Pai

 A ir. Ernestina, membro das Franciscanas de Cristo Rei, nos deixou repentinamente na segunda-feira. Tinha 86 anos, dos quais os últimos trinta e seis vividos na Guiné-Bissau como missionária. Ela tinha chegado, juntamente com mais três irmãs (Maria Pia, Melania e Ana Maria) em 1986, estabelescendo-se em Bedanda, no sul da Guiné. 

Este foi o primeiro grupo de irmãs de Cristo Rei a iniciar uma nova missão na Guiné. Mas foi em Brá, nos arredores de Bissau, que ela se tornou popular como enfermeira, trabalhando incansavelmente pela população local. Para toda a gente ela foi uma mãe carinhosa e atenciosa, assistendo as pessoas muito além do nível profissional, querendo conhecer a família, as condições de vida no bairro, etc. Em particular, seguia com particular atenção os frades, que moram ao lado, merecendo o título de "ir. Socrates" pela sua sabedoria.



terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Franciscanos organizam capítulo custodial

 Os filhos de S. Francisco (frades menores) quiseram organizar o seu capítulo custodial em Brá, sob a presidência do fr. António Scabio, delegado do Ministro Provincial. O capítulo começou na segunda-feira 31 de janeiro e acabou na sexta (4 de fevereiro). Foram cinco dias de debates, confrontos, balanços e programas para o futuro. Ao longo deste capítulo foram eleitos os novos representantes que irão guiar a custódia nos próximos três anos: fr. Armando Cossá (novo custódio), fr. Michael Daniels (novo vigário), fr. Papa Paulo Nanque, fr. Jorge Imbana e fr. André Nama Nama (conselheiros). A equipa está quase inteiramente renovada, exceto pelo fr. Michael que era conselheiro e agora é vigário. 


Esta nova equipa tem muitos desafios a relevar, em particular, a precária situação económica da custódia, que depende quase totalmente da Itália pelo seu sustentamento. Um outro desafio maior é a formação dos jovens frades, que atualmente decorre em Moçambique (noviciado) e no Togo (biénio filosófico). Por outro lado, os frades da custódia estão muito empenhados em implementar projetos para o próprio autosustentamento. Estes projeots são muito variados, indo da cria de animais domésticos (porcos, galinhas, etc.) à produção de compotas de fruta, de sumos naturais, de gelados, de gelo, de arroz, de mancarra, de fruta, etc. Uma outra fonte de sustentamento muito importante são as escolas privadas (ou de autogestão) que os franciscanos gerem diretamente ou através de outro pessoal. 

O novo conselho custodial: fr. André, fr. Papa Paulo, fr. Armando (custódio), fr. Jorge  Imbana e fr. Michael Daniels 

Um assunto muito debatido foi a questão da independência jurídica da custódia, que - como se sabe - depende atualmente da Provincia de S. António em Itália, tanto juridicamente como economicamente. A perspetiva é que a custódia passe a ser independente juridicamente a partir de 2025. Esta passagem, temidas por alguns, mas esperada por outros, vai certamente marcar o futuro da nossa custódia e mostrar a sua solidez e maturidade. 


                 D. José Lampra celebra a eucaristia de conclusão do capítulo custodial, em Brá.
 


terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Tentativa de golpe na Guiné Bissau



Informações de última hora dão conta que neste momento verifica-se, em Bissau, trocas de tiros e policias e tropas invadiram o palácio do governo, onde decorria o conselho de ministros.

Informações dão conta que trocas de tiros com armas pesadas foram sentidas no meio de conselho de ministros, e não se sabe ao certo o que motivou a alteração na segurança. Mas, ao certo é o conselho que estava a ser presidido pelo presidente da República tinha em cima da mesa a promulgação da lei da do Orçamento Geral de Estado.

Nos últimos dias tem circulado a informação sobre a morte do Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas e este deveria ser o tema da conferência de imprensa em previsto marcado para amanhã.

O certo é que alguns blogues já estão a publicar foto de homens aparentemente seguranças mortos e deitados no chão dentro e fora do palácio do governo e alguns seguranças já foram feitos reféns.

No palácio do governo alguns jornalistas foram feitos reféns e incluindo da Rádio Sol Mansi. Informações dão conta que as pessoas lá dentro foram tiradas telemóvel e trocas de tiro já foram abrandadas.

Nas ruas existem tumultos e pessoas em pânico. Fala-se em golpe de Estado, mas ainda são escassas as informações.

Informações dão conta que não se sabe ao certo a origem e as pessoas que invadiram o palácio do governo onde decorria o conselho de ministros, mas o certo é que tanto o presidente das República, o primeiro-ministro e os ministros e continuam a ser refém destas pessoas supostamente por identificar.

As pessoas que supostamente invadiram o conselho de Ministros, segundo informações, estão vestidas de civil embora com armas pesadas.

As ruas e vias que dão acesso de palácio do governo a base aérea foram fechadas e a circulação é muito reduzida. Neste momento, nem viaturas estão a circular.

Enquanto se espera pelo desfecho final desta situação, mais um período negro para o país e não se sabe no que isso vai dar.

Certamente, os ministros e o presidente da República ainda continuam dentro do palácio do governo e as forças de segurança e defesa cercaram o palácio do governo.

O centro da cidade está deserto e as escolas liberaram todos os alunos e crianças.

“Ainda não se sabe a origem destas pessoas que invadiram o palácio do governo. Foi uma surpresa para todos nós”, disse uma outra fonte.

Nas primeiras horas houve trocas de tiros forte e sentidos há quilómetros do palácio do governo. Não se sabe se algum membro do governo ou o presidente da República foi atingido.

(Fonte: Rádio Sol Mansi)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Os frades da Custódia iniciam o capítulo custodial

Hoje, pelas 9:30 horas, deu-se início ao 6° capítulo custodial dos frades menores da Custódia de s. Francisco de Assis na Guiné-Bissau. Estavam presentes vinte e dois frades. Outros irão chegar depois. O presidente é o fr. Antonio Scabio, delegado do ministro provincial. 

Cabe ao capítulo custodial refletir sobre a caminhada feita pela Custódia até hoje e fazer propostas para os futuros três anos; o capítulo também irá escolher os responsáveis da Custódia para os próximos três anos.





sábado, 29 de janeiro de 2022

Tomada de posse de D. José Lampra Cá, terceiro bispo da diocese de Bissau

 Neste sábado 29 de janeiro, a Sé-Catedral foi tomada de assalto pelos fiéis da diocese que não queriam perder o grande acontecimento: a "tomada de posse" de D. José Lampra Cá como novo bispo de Bissau.Também marcaram presença as máximas autoridades do Estado, quer dizer, o Presidente Sissoko e o Primeiro Ministro Nuno Nabiam. As outras dioceses também quiseram presenciar enviando uma representação, como Ziguinchor e Bafatá. 

O novo bispo, que tem 58 anos de idade e nasceu na região de Biombo, na sua homilia, hesortou os fiéis a rezar por ele, agradeceu pela organização da festa, e lançou o desafio de trabalharmos juntos pelo paz, a justiça e o desenvolvimento do país e da diocese.