domingo, 8 de maio de 2011

Beatificação da Irmã Maria Clara do Menino Jesus

No próximo dia 21 de Maio vai ser beatificada em Lisboa a Irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC).

A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (Confhic) foi fundada em Lisboa, Portugal, em 3 de Maio de 1871 pela Madre Maria Clara do Menino Jesus e pelo Padre Raimundo dos Anjos Beirão com o objetivo de dar glória a Deus, na prática da hospitalidade, como expressão das bem-aventuranças, na prática das obras de misericórdia.

 

Madre Maria Clara do Menino Jesus


Com uma bondade transbordante e ternura pelos desassistidos, a Serva de Deus Madre Maria Clara do Menino Jesus dedicou a vida inteira a minorar sofrimentos e dores dos mais necessitados. Sob sua generosa atuação, a Congregação buscou estar presente e atuante nos lugares onde houvesse o bem a fazer. Fundou Centros de Assistência, Atendimento e Educação, nos quais os desvalidos encontraram acolhida fraterna, alimento e amparo. No período em que foi Superiora Geral, foi responsável pela abertura de mais de 100 obras em quatro continentes e recebeu mais de mil Irmãs.

Um passo importante em reconhecimento ao legado de Mãe Clara foi sancionado pelo Papa Bento XVI, que aprovou o milagre atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus. Como parte do processo de canonização, a Mãe dos Pobres, como é carinhosamente chamada, será beatificada, em solenidade programada para o primeiro semestre de 2011.

Nascida em 15 de Junho de 1843, em  Amadora, Lisboa,  Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles de Albuquerque ficou orfã após as epidemias de 1856/57 e foi educada no Asilo Real da Ajuda, voltado às famílias nobres.  Na juventude, recebeu o chamado do Senhor e cumpriu  sua caminhada de entrega filial à Deus, consagrando-se na Ordem Terceira de São Francisco, com a orientação espiritual do Padre Raimundo dos Anjos Beirão. Tornou-se Capuchinha, em 1869, quando recebeu o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Fundou a primeira comunidade, em São Patrício, em 1871, e após cinco anos, em 1876, a Congregação era aprovada pela Santa Sé. 

As Irmãs Franciscanas Hospitaleiras têm tres casas na Guiné: em Bissau (paróquias da Catedral e de Antula) e em Buba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário