quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

P. Jonas Achina morre inesperadamente no Brasil

O triste acontecimento teve lugar no domingo passado no Brasil, onde o p. Jonas estava de ferias visitando alguns amigos padres. Ele era um religioso da congregação dos Padres do Espírito Santo (espiritanos) e o pároco da paróquia de Nossa Senhora de Ajuda, no bairro de Ajuda / Bissau.


Eis o relato do sucedido que recebemos do p. Keylândio Abdulai Jaquité: “Pe. Jonas chegou aqui em Salvador no dia 11 de fevereiro para passar alguns dias de férias conosco. Ontem, domingo, 19 de fevereiro, fomos convidados para o almoço na casa dos pais de Pe. Adilton, um colega e amigo, perto da praia. Foi um momento de partilha alegre. Descansamos um pouco e quando o sol já era menos forte o pai de Pe. Adilton nos levou para a praia que fica perto para tomar banho. Como era domingo de carnaval tinha muita gente. Tomamos banho, conversamos e caminhamos. Por volta das 17 horas Pe. Adilton e Pe. Jonas entraram de novo na água. Pe. Gabriel e eu ficamos tomando conta dos pertences. Pe. Adilton saiu da água após um tempo e Pe. Jonas ficou mais um pouco. Conversamos nós três, quando, de repente, uma pessoa que estava passando nos alertou que alguém aparentemente estava se afogando. Imediatamente percebemos que era Pe. Jonas. Pe. Gabriel e Pe. Adilton correram para procurar ajuda dos salva-vidas. Eu fiquei e queria entrar na água para tentar salvá-lo, mas vi que a correnteza estava levando ele rapidamente para o mar adentro.  Cinco salva-vidas chegaram correndo com uma prancha e se lançaram no mar onde foi visto por último. Tudo aconteceu muito rápido e logo o seu corpo veio boiando de volta com a cabeça pra baixo. Os salva-vidas colocaram-no na prancha, pressionaram seu peito para deixar a água sair e fizeram respiração boca a boca. Um banhista se colocou a disposição para leva-lo no seu carro (tipo pick-up Toyota) para o pronto socorro mais próximo na vila chamada Vila de Abrantes. Eu o acompanhei e todo o tempo eles continuaram tentar reanimá-lo. Mas chegando ao pronto socorro, o médico de plantão percebeu que já estava sem vida e entrou em óbito.”

3 comentários:

  1. We your brothers in Ghana love you.

    ResponderExcluir
  2. Your remain in our heart everyday. We miss you Fr.Jonas Achina.Last week we celebrated 65th bithday for my father and nobody could control the tears because you plan joining us.

    ResponderExcluir
  3. God love you most.godfredetse@yahoo.co.uk

    ResponderExcluir