quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Diocese de Bissau faz programação do ano pastoral

A nossa diocese esteve reunida durante dois dias (25 e 26 de Setembro) para a sua habitual programação anual. Estavam presentes cerca de 70 pessoas entre padres, irmãs e leigos juntamente com os dois bispos. O primeiro dia foi consagrado essencialmente à análise da situação socio-política do país, com a ajuda dum analista político na pessoa do Dr. Apolinário, que traçou um quadro completo e claro do estado preocupante em que se encontra a Guiné-Bissau neste momento. Segundo o orador, a Guiné está a passar um dos momentos mais negros da sua história, devido ao abandono da comunidade internacional e ao impasse no que diz respeito às eleições.
A seguir, foi feita uma rápida apresentação das decisões tomadas nas precedentes assembleias do pessoal missionário (1987 e 1991) e diocesanas  de pastoral (1996, 2001, 2008), através dum power-point, e começou-se a refletir sobre os critérios de avaliação do caminho percorrido até agora pela diocese. Esta avaliação vai ocupar os agentes da pastoral durante todo o ano pastoral e na base dos resultados obtidos tomar-se-à a decisão se será necessário organizar uma nova assembleia diocesana de pastoral ou não. Isto  porque o programa da diocese, que cobria os anos 2008-2014, chegou ao seu termo e portanto trata-se agora de decidir se relançar o mesmo programa (com algumas mudanças) ou repartir com uma nova assembleia fixando novos objetivos.
Foi também escolhido o lema para o ano: "Caminhemos à luz da fé", que alude ao título da última enciclica publicada (A luz da fé).

O dr. Apolinário durante a sua intervenção
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário