sábado, 15 de março de 2014

Fr. Jorge Dalla Barba deixa a Guiné-Bissau depois de 48 anos de serviço missionário



 Depois de quase 48 anos de infatigável serviço missionário, fr. Jorge Dalla Barba deixou a Guiné no passado dia 16 de Fevereiro. Era acompanhado do nosso ministro provincial, fr. António Scabio, que regressava da sua visita fraterna aos frades menores da Custódia. Foi um momento muito emocionante para todos nós, que estimávamos enormemente o nosso confrade. Ele mesmo foi obrigado a deixar o país por motivos de saúde, mas na verdade teria preferido ficar. Como os verdadeiros missionários. Mas ele sofria há algum tempo de várias doenças, entre outras de diabete. Aceitou porque era vontade de Deus, mas o seu coração ficou aqui, no meio deste povo que ele tanto apreciava e amava.
Grupo de frades com o MP fr. Ezechiele Danieli
O fr. Jorge chegou à Guiné em 19 de Abril de 1967, sendo destinado logo para a missão de Quinhamel. Em 1974 foi nomeado pela primeira vez superior regular da “Fundação missionaria OFM” da Guiné-Bissau (o antigo nome da atual custódia). O fr. Jorge distinguiu-se entre os confrades pela sua paciência, generosidade para com os pobres, zelo apostólico, simplicidade e cortesia. Um verdadeiro frade menor. Por isso foi varias vezes escolhido como guardião e pároco, e exerceu o cargo de superior regular da Fundação missionaria durante três mandatos: 1974-1983; 1989-1998; 1998-2001.
Um traço pouco conhecido da sua pessoa é o seu talento musical: era mestre de música e compositor (sem porém ter publicado nada das suas composições). Era gostava de dar catequese e visitava frequentemente os seus paroquianos, nomeadamente nos momentos de tristeza (como tchoros) ou de alegria (matrimónios, nascimentos). A sua partida deixa em todos nós um vazio enorme, juntamente com o desejo de segui-lo no seu zelo missionário. 

Um comentário: