segunda-feira, 30 de junho de 2014

A diocese de Bissau em reunião de avaliação



A diocese organizou nos dias 25 e 26 de Junho a sua reunião do Secretariado diocesano de pastoral. Estavam presentes os agentes da pastoral (párocos, irmãs e alguns leigos) das 27 paróquias que compõem a diocese juntamente com os nossos dois bispos. No primeiro dia, o politólogo Miguel de Barros guiou os trabalhos com uma palestra sobre “O processo eleitoral na Guiné-Bissau e as perspectivas futuras para o país”. Segundo o orador, as eleições foram um sucesso para a Guiné-Bissau e o processo de transição pode declarar-se concluído. No entanto, o novo governo tem desafios enormes a enfrentar e muito depende da colaboração entre governo, forças políticas, militares e sociedade civil. O bom desenrolamento das eleições faz bem esperar, mas é preciso o empenho de todos.
À tarde houve a leitura dos relatórios dos setores pastorais e das comissões diocesanas e inter-diocesanas. No dia seguinte o Sr. António Guimarães Lobato, diretor geral da empresa “Cidade solar”, apresentou brevemente os benefícios da energia solar obtida com painéis. No capítulo das comunicações, foi anunciado que a diocese vai subir uma reconfiguração a nível dos setores, quer dizer,  o setor de Cacheu vai ser subdividido em dois setores: Cacheu norte (com quatro paróquias: Suzana, S. Domingos, Ingoré e Bigene) e Cacheu sul com quatro paróquias também (Caió, Bajob, Canchungo e Bula).
Agora a nossa diocese está a preparar-se para a celebração dos quarenta anos da sua erecção (1977-2017). Pela ocasião está-se a pensar num “Sínodo diocesano”, cuja duração vai ser – segundo as previsões - de três anos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário